Domingo, Fevereiro 1, 2026
Domingo, Fevereiro 1, 2026

Gin produzido em Alcobaça ganha concurso internacional

Data:

Partilhar artigo:

O ”Azor Gin Reserva”, produzido na Zona Industrial do Casal da Areia pela Drinks & Flavours, foi premiado com a medalha de ouro, na “super” categoria de gin envelhecido, no The International Wine and Spirit Competition (IWSC), competição que este ano decorreu em São Francisco, nos Estados Unidos.

 

O ”Azor Gin Reserva”, produzido na Zona Industrial do Casal da Areia pela Drinks & Flavours, foi premiado com a medalha de ouro, na “super” categoria de gin envelhecido, no The International Wine and Spirit Competition (IWSC), competição que este ano decorreu em São Francisco, nos Estados Unidos.

“Azor Gin Reserva” é um gin com origens açorianas, destilado na Zona Industrial do Casal da Areia pela única portuguesa master distiller, Marta Pinto. A bebida premiada trata-se de um “gin dry premium” com notas de zimbro e cardamomo sujeito a 11 destilações individuais. “O produto tem características distintas devido à sua composição de 11 botânicos e a um diferenciador estágio do seu blend de seis meses em barricas de casco de carvalho do Gerês – Portugal”, descreve a empresa, em comunicado. 

Região de Cister - Assine já!

Este gin, o primeiro reserva português, foi lançado no dia 1 de janeiro deste ano, com uma edição limitada de 1.715 garrafas numeradas, que esgotou em menos de 90 dias. A segunda edição estará brevemente disponível no mercado, já identificada com a medalha de ouro.

Marta Pinto esteve ligada  ao lançamento do primeiro gin português e agora lidera o seu próprio projeto, o Azor – um gin premium, que já é chamariz para turistas nas lojas francas dos aeroportos. Com apoios da Câmara da Ribeira Grande, o primeiro Azor chegou ao público em abril do ano passado. O Azor chegou numa garrafa com a forma da guitarra portuguesa, azul como o mar e com a ave que dá o nome ao arquipélago dos Açores representada a verde. 
Os ingredientes obtidos no arquipélago, ou seja, o ananás, o limão galego e a raiz de angélica, sujeitos a cinco destilações com a base de zimbro e o cardamomo, deram popularidade ao gin, uma vez que é o único do mundo a utilizar o ananás na sua destilação. 

O nome “azor” inspira-se na ave encontrada pelos navegadores e pretende homenagear os descobrimentos portugueses, em especial os Açores. Mas é, no concelho de Alcobaça, que Marta Pinto e Dário Simãozinho gerem a empresa Drinks & Flavours, detentora da marca Azor, que pretende valorizar o que de melhor se faz em Portugal e mostrar a qualidade dos produtos portugueses.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem faleceu no Bárrio enquanto reparava telhado na sequência dos danos provocados pela depressão Kristin

Um homem, de 66 anos, faleceu, este sábado, enquanto arranjava o telhado de casa na freguesia do Bárrio,...

Jogo de hóquei em patins entre HC Turquel e Benfica com cariz solidário

A receção do HC Turquel ao Benfica, agendado para este sábado (21:30 horas) e referente à 1.ª Divisão...

71% do concelho de Porto de Mós ainda sem eletricidade

71% do concelho de Porto de Mós continua sem acesso à eletricidade, avançou o Município numa nota emitida...

Junta da Maiorga alerta para proibição de acesso ao cemitério sob pena de consequências trágicas

A Junta da Maiorga alertou, na manhã deste sábado, para a proibição de acesso ao cemitério local sob...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!