Arranca em Alcobaça a primeira edição do “Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas”, da Artemrede, que vai decorrer em 13 municípios, entre os dias 7 de setembro e 29 de outubro. “Transportadores” é o nome do espetáculo da companhia 360º, que será apresentado em frente ao Mosteiro de Alcobaça no dia 7 de setembro, as 22 horas.
Arranca em Alcobaça a primeira edição do “Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas”, da Artemrede, que vai decorrer em 13 municípios, entre os dias 7 de setembro e 29 de outubro. “Transportadores” é o nome do espetáculo da companhia 360º, que será apresentado em frente ao Mosteiro de Alcobaça no dia 7 de setembro, as 22 horas, dando início a uma programação, que envolve cinco espetáculos nas “Manobras pelos Territórios”, quatro espetáculos inseridos nas “Manobras Nacionais” e outros cinco nas “Manobras Internacionais”. O concelho vai receber sete espetáculos em seis espaços distintos.
“E_nxada”, espetáculo da Erva Daninha, em cocriação com Binaural/Nodar, será apresentada em São Martinho do Porto no próximo dia 9 de setembro, às 18 horas, na Praça Frederico Ulrich. Manobras terá também paragem obrigatória no Mosteiro de Coz no dia 5 de outubro. “Geometrias do Diálogo” será exibido às 10, 11, 12, 15, 16, 17 e 18 horas. Para este espetáculo, que incluirá uma visita ao monumento, a Câmara vai disponibilizar um autocarro para a sessão das 11 e outra para a sessão das 15 horas, que partirá meia hora antes em frente aos Paços do Concelho. No dia seguinte, os mesmos artistas vão promover uma oficina de máscaras na Biblioteca Municipal de Alcobaça, às 10,13, 15 e 19 horas.
O “Museu da Existência” vai dar-se a conhecer no Museu do Vinho, nos dias 22 e 23 de setembro, às 15 e às 21:30 horas. No dia 1 de outubro, às 16:30 horas, a OANI Teatro (Chile) apresentará no Jardim do Amor, a “Trilogia Live em Lambe Lambe”, um teatro de marionetas em miniatura.
O Cine-teatro de Alcobaça será o palco da Lejo (Holanda), que vai apresentar “Mãos ao alto”, espetáculo de vídeo de fantoches, no dia 27 de outubro, às 11 horas, e da companhia chilena Silencio Blanco, que dará vida ao “Pescador”, recorrendo a marionetas de papel, no dia 22 de outubro, às 18 horas.
O festival conta, no total, 14 espetáculos apresentados por 12 companhias e surgiu do “novo impulso” que a Artemrede quis dar à Festa da Marioneta.