Sexta-feira, Novembro 22, 2024
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Região integra projeto de investigação de fornos de cal

Data:

Partilhar artigo:

A União de Freguesias de Pataias e Martingança aderiu, recentemente, ao Forcal, um projeto de investigação arqueológica para o estudo dos fornos de cal.

A União de Freguesias de Pataias e Martingança aderiu, recentemente, ao Forcal, um projeto de investigação arqueológica para o estudo dos fornos de cal.

O estudo tem como objetivo “inventariar e estudar os fornos de cal artesanais a nível nacional” e será desenvolvido por Fernando Silva, especialista em antropologia e arqueologia, e apoiado pela Direção-Geral do Património Cultural. Os fornos de cal são um dos ícones históricos daquela freguesia, tanto assim é que o brasão da vila de Pataias tem um forno de cal desenhado.

Região de Cister - Assine Já!

Entretanto, a União de Freguesias de Pataias e Martingança está a organizar uma visita guiada à Mina do Azeche e aos fornos de cal. O evento, agendado para o próximo dia 23 de setembro, integra a programação das Jornadas Europeias do Património, organizadas pela Direção-Geral do Património Cultural. As inscrições para as visitas são gratuitas, mas obrigatórias.

Este ano, as jornadas são dedicadas ao tema “Património e Natureza”, tendo programadas dezenas de eventos nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, como tem vindo a acontecer ao longo dos últimos anos.

 

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!