Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Pedro e Inês levam Alcobaça ao Folio

Data:

Partilhar artigo:

As comemorações dos 650 anos da morte de Pedro I (1320-1367) vão estender-se ao Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre até ao próximo dia 29 de outubro, “chamando” à vila vários alcobacenses.

As comemorações dos 650 anos da morte de Pedro I (1320-1367) vão estender-se ao Festival Literário Internacional de Óbidos, que decorre até ao próximo dia 29 de outubro, “chamando” à vila vários alcobacenses.

A exposição “Comemorar D. Pedro I (650 anos da morte)” integra escultura e medalhística da autoria do alcobacense José Aurélio. A mostra “Pedro e Inês na Obra de José Aurélio” vai estar patente ao longo de todo o festival, na Galeria do Pelourinho. O escultor vai ainda participar na mesa-redonda, intitulada “Pintar e esculpir Pedro e Inês”, prevista para este sábado, às 17 horas, juntamente com o alcobacense Jorge Pereira de Sampaio. 

Região de Cister - Assine já!

Para esta sexta-feira, às 15:30 horas, está ainda agendada a a conferência “Inês, Poemas e Prosas” por Rui Rasquilho, integrada na programação da Associação Amigos de D. Pedro e D. Inês. Ainda na poesia, destaque para os Amigos das Letras de Alcobaça que vão declamar “Poesia Inesiana na rua”, no próximo domingo, entre as 15:30 e as 17:30 horas, exatamente pelas ruas da vila.

A autora Vanda Furtado Marques vai protagonizar duas “horas do conto”, inseridas na programação da CIMOeste (Município de Alcobaça), no auditório da Galeria do Pelourinho. A primeira, está agendada para esta segunda-feira, às 17 horas, e a segunda acontecerá na quarta-feira, à mesma hora. A alcobacense vai ainda integrar a mesa-redonda “Contar a história de Pedro e Inês às crianças”, no mesmo dia, às 18:30 horas, e que terá moderação de Inês Silva, vereadora da Cultura e da Educação da Câmara de Alcobaça e também autora de livros infantis.

Também Luís Peças & João Paulo vão a Óbidos para uma “Revolução Lírica”, na Praça da Criatividade, este sábado, entre as 16 e as 16:30 horas.

“Crudelis”, trabalho premiado com o 2.º lugar no Concurso Inês de Castro 2017, realizado por alunos da Escola Secundária D. Inês de Castro, de Alcobaça, será apresentado por Maria João Rodrigues, professora bibliotecária, esta terça-feira, às 18 horas, no auditório da Galeria do Pelourinho. No mesmo dia,  professora Ilda Velez, da Esdica, vai ainda comentar o filme “O Clube dos Poetas Mortos”, no auditório da Casa da Música, às 20:30 horas.

Já o grupo de alunos do Ceeria (Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça) vai apresentar a peça de teatro “Para sempre era uma vez o amor de Pedro e Inês” no próximo dia 27, às 14:30 horas, na Galeria do Pelourinho, onde decorrerá posteriormente, às 15 horas, a conferência “Contar a história de Pedro e Inês a pessoas com necessidades especiais”, com intervenção do psicólogo Luís Rodrigues. A mesa-redonda “Pedro e Inês e as artes de palco” vai levar ainda o compositor Alexandre Delgado ao Fólio no próximo dia 28, às 15:30 horas.

O Grupo Coral do Município da Nazaré vai atuar no próximo dia 28, às 16 horas, na Praça de Santa Maria. A tertúlia “Pela Festa é que lemos. Festivais, Leitura, Escolas”, agendada para segunda-feira, às 18 horas,  vai contar ainda com a participação de José Fanha, escritor residente na edição do ano passado no festival.

Sob o tema “Revoluções Revoltas e Rebeldias”, o Folio vai juntar em Óbidos, durante 11 dias, autores e artistas de 14 nacionalidades e oriundos dos cinco continentes

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!