Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Presidente da Junta da Maiorga volta à escola

Data:

Partilhar artigo:

Aos 46 anos Sérgio Rocha voltou à escola. Depois de ter trabalhado em fábricas de cerâmica, de estar emigrado em França, de gerir uma empresa de limpezas há mais de uma década e de ter sido eleito presidente da Junta da Maiorga, voltou a sentar-se numa cadeira da escola. 

Aos 46 anos Sérgio Rocha voltou à escola. Depois de ter trabalhado em fábricas de cerâmica, de estar emigrado em França, de gerir uma empresa de limpezas há mais de uma década e de ter sido eleito presidente da Junta da Maiorga, voltou a sentar-se numa cadeira da escola. 

“As pessoas ficam muito admiradas quando descobrem que só tenho o 6.º ano de escolaridade”, começa por contar ao REGIÃO DE CISTER. Sérgio Rocha deixou a escola aos 11 anos quando terminou o 6.º ano. Voltar à escola tanto tempo depois “não é fácil”, mas o maiorguense tem a motivação e vontade de “aprender mais”. O autarca admite que a nova formação possa ser “útil” para os cargos políticos e profissionais que mantém. No entanto, o empresário defende que decidiu voltar a estudar com “apenas o objetivo de melhoramento pessoal”. 

Região de Cister - Assine já!

É um dos alunos do Centro Qualifica de Cister, a funcionar desde o presente ano letivo na Escola D. Inês de Castro, de Alcobaça. Ali, muitos alunos, “uns jovens e outros menos jovens”, têm a “oportunidade de voltar a estudar e a adquirir competências que são muito importantes”.

Duas aulas por semana, com duas horas cada. Há vários módulos ao longo do ano que aproveitam a experiência de vida e profissional de cada um dos alunos. “O ritmo não é fácil”, admite.
No final do ano letivo, será submetido a uma avaliação que determinará o grau que vai obter. “Estou confiante para terminar o 9.º e 0 12.º ano”, assegura. E, depois, chega mesmo a ponderar ingressar no ensino superior. “Depois logo se vê mas há sempre hipóteses de não parar por aqui. A educação é muitíssimo importante para qualquer pessoa”, garante.

O Centro Qualifica de Cister funciona no âmbito do Agrupamento de Escolas de Cister e destina-se a pessoas que “que não tenham concluído o ensino secundário ou não tenham certificação profissional e queiram obter formação escolar e qualificação”, explica Anabela Luís, coordenadora do projeto que segue o caminho iniciado há vários anos pelo programa Novas Oportunidades.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!