Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

Mosteiro de Alcobaça quebra recorde de número de visitantes

Data:

Partilhar artigo:

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça registou mais de 260 mil visitas pagas no ano passado. 2017 foi, de resto, o melhor ano de sempre para o monumento Património Mundial da Unesco no que toca ao número de visitas.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça registou mais de 260 mil visitas pagas no ano passado. 2017 foi, de resto, o melhor ano de sempre para o monumento Património Mundial da Unesco no que toca ao número de visitas.

De acordo com os números revelados esta semana pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o número de visitantes cresceu 15% em relação ao ano anterior, em que o monumento foi visitado por 226 mil pessoas. Aliás, o mosteiro cisterciense tem vindo sucessivamente a quebrar recordes desde 2012. Nos últimos seis anos, o Mosteiro de Alcobaça registou um crescimento de 44,3% de entradas pagas. 

Região de Cister - Assine já!

No entanto, importa salientar que o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça tem uma “área considerável de acesso livre ao público”, nomeadamente a nave central do monumento, que inclui os túmulos de Pedro e Inês. Apesar do crescimento significativo, o mosteiro registou uma das taxas de crescimento mais baixas de todos os monumentos tutelados pela DGPC. 

O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, foi o monumento mais visitado durante o ano passado, registando mais de 1,1 milhões de entradas pagas. Os monumentos lisboetas perfazem o pódio dos mais visitados em 2017. Seguem-se a Torre de Belém (575 mil pessoas), o Mosteiro da Batalha (492 mil), o Palácio Nacional de Mafra (377 mil) e o Museu Nacional dos Coches (350 mil). No total, os monumentos sob a tutela da DGPC foram visitados, ao longo de 2017, por mais de 5 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao ano passado.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!