Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Mosteiro de Alcobaça quebra recorde de número de visitantes

Data:

Partilhar artigo:

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça registou mais de 260 mil visitas pagas no ano passado. 2017 foi, de resto, o melhor ano de sempre para o monumento Património Mundial da Unesco no que toca ao número de visitas.

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça registou mais de 260 mil visitas pagas no ano passado. 2017 foi, de resto, o melhor ano de sempre para o monumento Património Mundial da Unesco no que toca ao número de visitas.

De acordo com os números revelados esta semana pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), o número de visitantes cresceu 15% em relação ao ano anterior, em que o monumento foi visitado por 226 mil pessoas. Aliás, o mosteiro cisterciense tem vindo sucessivamente a quebrar recordes desde 2012. Nos últimos seis anos, o Mosteiro de Alcobaça registou um crescimento de 44,3% de entradas pagas. 

Região de Cister - Assine Já!

No entanto, importa salientar que o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça tem uma “área considerável de acesso livre ao público”, nomeadamente a nave central do monumento, que inclui os túmulos de Pedro e Inês. Apesar do crescimento significativo, o mosteiro registou uma das taxas de crescimento mais baixas de todos os monumentos tutelados pela DGPC. 

O Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, foi o monumento mais visitado durante o ano passado, registando mais de 1,1 milhões de entradas pagas. Os monumentos lisboetas perfazem o pódio dos mais visitados em 2017. Seguem-se a Torre de Belém (575 mil pessoas), o Mosteiro da Batalha (492 mil), o Palácio Nacional de Mafra (377 mil) e o Museu Nacional dos Coches (350 mil). No total, os monumentos sob a tutela da DGPC foram visitados, ao longo de 2017, por mais de 5 milhões de pessoas, o que representa um aumento de 8,1% em relação ao ano passado.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!