Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Epadrc e Cáritas criam biscoito saudável

Data:

Partilhar artigo:

A Cáritas Paroquial de Alcobaça desafiou o chef Carlos Silva, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), a confecionar um bolo original, o Biscoito Cáritas, que já pode ser adquirido.

A Cáritas Paroquial de Alcobaça desafiou o chef Carlos Silva, da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Epadrc), a confecionar um bolo original, o Biscoito Cáritas, que já pode ser adquirido.

“O objetivo principal era criar um bolo que fosse, ao mesmo tempo, delicioso e uma opção saudável”, explica Carolina Ribeiro, coordenadora do grupo caritativo. Depois de várias tentativas e experiências, o chef chegou à receita final que agradou os presentes na apresentação do biscoito, que decorreu na Granja de Cister.

Região de Cister - Assine já!

Na culinária, o segredo está na massa e é mesmo na massa que está, em parte, as características que diferenciam a criação da Cáritas e da Epadrc. “Tem ovos, manteiga e açúcar, mas em menores quantidades e utilizámos farinha de trigo integral para ser mais saudável”, começa por dizer o chef. O facto de ter menos quantidade de açúcar não significa que o bolo seja menos doce. Até porque o “mestre da culinária” utilizou Maçã de Alcobaça, bagas de Goji e um mix de sementes” para tornar o biscoito “saboroso, saudável e crocante”. Tão ao gosto dos apreciadores destes bolos secos.

O projeto envolveu os alunos do curso de técnico de cozinha e pastelaria daquela instituição que puderam seguir de perto o processo de criação de um biscoito saudável em “todas as suas fases”.

O chef Carlos Silva refere que a confeção foi entregue aos “Biscoitos D’Avozinha” e que a venda do bolo tem o objetivo de angariar fundos para a Cáritas Paroquial de Alcobaça.

Entretanto, devido ao sucesso do Bolo Solidário da Cáritas, o chef Carlos Silva revelou que a sua criação pode vir, inclusivamente, a tornar-se no bolo da Cáritas a nível nacional. “Foi um projeto muito interessante que abracei com muito prazer e que pode vir a crescer e ficar uma coisa maior”, conta, orgulhoso, o chef.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!