Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Um homem de ferro solidário

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Ricardo Santos vai participar este ano em quatro provas de triatlo, tendo como propósito doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias competições. 

O alcobacense Ricardo Santos vai participar este ano em quatro provas de triatlo, tendo como propósito doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias competições. 

Quando cortou a meta da prova de IronMan 70.3 que completou em Cascais, em setembro de 2017, gestor de serviços da Cooperativa Agrícola de Alcobaça sabia que não podia ficar por ali e prosseguiu o rigoroso plano de treinos que vinha a executar ao longo de quase dois anos. Agora, aponta a “mira” à participação numa prova de IronMan em Barcelona, Espanha, em outubro. Mas desta vez o “gestor de ferro” quer ajudar quem mais precisa enquanto realiza os seus objetivos desportivos.

Região de Cister - Assine Já!

Este homem de ferro solidário vai doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias provas que disputará este ano. Além disso, o atleta vai procurar levar um utente a pelo menos uma das etapas. “Quero passar a mensagem de que tudo é possível”, refere. “Há pessoas com próteses ou com mais de 70 anos a terminar as provas de IronMan. Se eles conseguem, todos conseguimos. É uma prova que exige muita superação, quer a nível físico como mental”, acrescenta Ricardo Santos.

Se em setembro nadou 1,9 quilómetros, pedalou 90 e correu uma meia maratona, pouco mais de um ano depois Ricardo Santos está disposto a fazer o dobro de cada uma das modalidades de triatlo e, assim, entrar para o restrito lote dos verdadeiros “homens de ferro”.
Em todos os aspetos da vida, o gestor quer sempre “lutar” para atingir os objetivos. “Preciso de ter um objetivo bem definido e de um plano para lá chegar. Por vezes temos de alterar o ‘caminho’ mas é o facto de irmos à luta e de não desistirmos que faz de nós melhores pessoas”, defende. 

A primeira prova tem lugar em Setúbal, no próximo dia 8 de abril, e depois o gestor vai competir em Caminha e no Peso da Régua nos meses seguintes. No dia 20 de maio, Ricardo Santos viaja até Barcelona, em Espanha, para um “pequeno estágio” e realizar um Half IronMan para se “ambientar com as características” do IronMan completo que vai realizar no dia 7 de outubro e, assim, atingir uma meta que foi estabelecida há mais de dois anos.

O REGIÃO DE CISTER associou-se ao projeto de “superação” de Ricardo Santos para mostrar que “tudo é possível” e vai acompanhar o homem de ferro nas provas e contar todos os pormenores ao leitor.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!