Segunda-feira, Dezembro 2, 2024
Segunda-feira, Dezembro 2, 2024

Um homem de ferro solidário

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Ricardo Santos vai participar este ano em quatro provas de triatlo, tendo como propósito doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias competições. 

O alcobacense Ricardo Santos vai participar este ano em quatro provas de triatlo, tendo como propósito doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias competições. 

Quando cortou a meta da prova de IronMan 70.3 que completou em Cascais, em setembro de 2017, gestor de serviços da Cooperativa Agrícola de Alcobaça sabia que não podia ficar por ali e prosseguiu o rigoroso plano de treinos que vinha a executar ao longo de quase dois anos. Agora, aponta a “mira” à participação numa prova de IronMan em Barcelona, Espanha, em outubro. Mas desta vez o “gestor de ferro” quer ajudar quem mais precisa enquanto realiza os seus objetivos desportivos.

Região de Cister - Assine já!

Este homem de ferro solidário vai doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias provas que disputará este ano. Além disso, o atleta vai procurar levar um utente a pelo menos uma das etapas. “Quero passar a mensagem de que tudo é possível”, refere. “Há pessoas com próteses ou com mais de 70 anos a terminar as provas de IronMan. Se eles conseguem, todos conseguimos. É uma prova que exige muita superação, quer a nível físico como mental”, acrescenta Ricardo Santos.

Se em setembro nadou 1,9 quilómetros, pedalou 90 e correu uma meia maratona, pouco mais de um ano depois Ricardo Santos está disposto a fazer o dobro de cada uma das modalidades de triatlo e, assim, entrar para o restrito lote dos verdadeiros “homens de ferro”.
Em todos os aspetos da vida, o gestor quer sempre “lutar” para atingir os objetivos. “Preciso de ter um objetivo bem definido e de um plano para lá chegar. Por vezes temos de alterar o ‘caminho’ mas é o facto de irmos à luta e de não desistirmos que faz de nós melhores pessoas”, defende. 

A primeira prova tem lugar em Setúbal, no próximo dia 8 de abril, e depois o gestor vai competir em Caminha e no Peso da Régua nos meses seguintes. No dia 20 de maio, Ricardo Santos viaja até Barcelona, em Espanha, para um “pequeno estágio” e realizar um Half IronMan para se “ambientar com as características” do IronMan completo que vai realizar no dia 7 de outubro e, assim, atingir uma meta que foi estabelecida há mais de dois anos.

O REGIÃO DE CISTER associou-se ao projeto de “superação” de Ricardo Santos para mostrar que “tudo é possível” e vai acompanhar o homem de ferro nas provas e contar todos os pormenores ao leitor.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

”Calçada de Peixe” de aluno da EPN ganha 3.º prémio em “Pera à Prova”

A “Calçada de Peixe”, na categoria de Salgados, apresentada pelo aluno Rúben Faustino do curso de Cozinha/Pastelaria da...

Externato da Benedita e AE São Martinho participam em “Job Shadowing” em Itália

Um grupo de oito professores de várias escolas da região Oeste, entre os quais o professor José Vinagre...

Jovem da Calvaria de Cima faz voluntariado em escola de Guiné-Bissau

Depois de terminar o 12.º ano na Escola Secundária de Porto de Mós, decidiu tirar um ano sabático...

125 anos de Joaquim Vieira Natividade juntam Armazém das Artes e Epadrc

Assinalaram-se, na passada quinta-feira, precisamente, 125 anos do aniversário do alcobacense Joaquim Vieira Natividade. A data motivou a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!