Sábado, Setembro 24, 2022
Sábado, Setembro 24, 2022

Um homem de ferro solidário

Data:

Partilhar artigo:

O alcobacense Ricardo Santos vai participar este ano em quatro provas de triatlo, tendo como propósito doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias competições. 

O alcobacense Ricardo Santos vai participar este ano em quatro provas de triatlo, tendo como propósito doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias competições. 

Quando cortou a meta da prova de IronMan 70.3 que completou em Cascais, em setembro de 2017, gestor de serviços da Cooperativa Agrícola de Alcobaça sabia que não podia ficar por ali e prosseguiu o rigoroso plano de treinos que vinha a executar ao longo de quase dois anos. Agora, aponta a “mira” à participação numa prova de IronMan em Barcelona, Espanha, em outubro. Mas desta vez o “gestor de ferro” quer ajudar quem mais precisa enquanto realiza os seus objetivos desportivos.

Este homem de ferro solidário vai doar 1 euro ao Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) por cada quilómetro que completar nas várias provas que disputará este ano. Além disso, o atleta vai procurar levar um utente a pelo menos uma das etapas. “Quero passar a mensagem de que tudo é possível”, refere. “Há pessoas com próteses ou com mais de 70 anos a terminar as provas de IronMan. Se eles conseguem, todos conseguimos. É uma prova que exige muita superação, quer a nível físico como mental”, acrescenta Ricardo Santos.

Se em setembro nadou 1,9 quilómetros, pedalou 90 e correu uma meia maratona, pouco mais de um ano depois Ricardo Santos está disposto a fazer o dobro de cada uma das modalidades de triatlo e, assim, entrar para o restrito lote dos verdadeiros “homens de ferro”.
Em todos os aspetos da vida, o gestor quer sempre “lutar” para atingir os objetivos. “Preciso de ter um objetivo bem definido e de um plano para lá chegar. Por vezes temos de alterar o ‘caminho’ mas é o facto de irmos à luta e de não desistirmos que faz de nós melhores pessoas”, defende. 

A primeira prova tem lugar em Setúbal, no próximo dia 8 de abril, e depois o gestor vai competir em Caminha e no Peso da Régua nos meses seguintes. No dia 20 de maio, Ricardo Santos viaja até Barcelona, em Espanha, para um “pequeno estágio” e realizar um Half IronMan para se “ambientar com as características” do IronMan completo que vai realizar no dia 7 de outubro e, assim, atingir uma meta que foi estabelecida há mais de dois anos.

O REGIÃO DE CISTER associou-se ao projeto de “superação” de Ricardo Santos para mostrar que “tudo é possível” e vai acompanhar o homem de ferro nas provas e contar todos os pormenores ao leitor.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

“Passeio Sénior 2022” levou centena de idosos à Feira de São Mateus

A iniciativa “Passeio Sénior 2022”, promovida pela União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV), levou, este dia...

OesteCim abre concurso para contrataçãode oito novos bombeiros sapadores

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), da qual fazem parte os municípios de Alcobaça e da Nazaré, abriu...

Atletismo: Nazareno Victor Zabumba eleito treinador do ano

Victor Zabumba foi eleito o treinador do Ano 2022, na disciplina de velocidade e barreiras, pela Associação De...

Corpo deu à costa na Praia de Vale Furado

O corpo de um homem, já cadáver, deu à costa na manhã desta quinta-feira, na Praia de Vale...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!