Terça-feira, Julho 1, 2025
Terça-feira, Julho 1, 2025

DGPC tem financiamento para tornar o Mosteiro mais acessível

Data:

Partilhar artigo:

A Linha de Apoio ao Turismo Acessível da Turismo de Portugal vai apoiar um projeto da Direção-Geral do Património Cultural para tornar o Mosteiro de Alcobaça mais acessível.

A Linha de Apoio ao Turismo Acessível da Turismo de Portugal vai apoiar um projeto da Direção-Geral do Património Cultural para tornar o Mosteiro de Alcobaça mais acessível. 

A iniciativa tem em vista a “criação e desenvolvimento de condições de acessibilidade comunicacional com recurso a maquetes, réplicas e sinalética direcional acessível”. Os protocolos foram assinados na passada terça-feira, no Mosteiro da Batalha, entre o Turismo de Portugal e nove empresas e entidades públicas que vão investir 2,1 milhões de euros para tornar a oferta turística mais acessível. Para já, o Governo vai entrar com 1,7 milhões em 11 projetos, a nível nacional.

Região de Cister - Assine Já!

Por sua vez, a Direção-Geral do Património Cultural tem 350 mil euros para investir em cinco monumentos. Além do Mosteiro de Alcobaça, também o Convento de Cristo (Tomar), o Mosteiro da Batalha, o Museu Nacional Machado de Castro (Coimbra) e o Palácio de Mafra vão tornar-se mais acessíveis. 

A DGPC espera ter os projetos concluídos até ao final do ano. A iniciativa tem em conta as necessidades dos “turistas seniores, dos cidadãos com deficiência e das famílias com crianças”. De acordo com a secretária de Estado do Turismo, o projeto “está a capacitar e promover Portugal como um destino turístico para todos”. Ana Mendes Godinho refere, ainda, que a linha de apoio já financiou, desde 2017, 69 projetos em todo o País, no valor de 8,5 milhões de euros.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Inaugurada “obra do mandato” com investimento de 4 milhões em Porto de Mós

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território marcou presença na inauguração da empreitada de...

Autárquicas: Habitação, saúde e mobilidade são prioridades para João Formiga

Um mandato focado na “proximidade”, na “escuta” e na “ação”, tendo como áreas prioritárias a habitação, a saúde,...

Fundação Maria e Oliveira apresentou Erpi à comunidade

A Fundação Maria e Oliveira inaugurou as obras de requalificação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Erpi) no...

Incerteza no futuro deixa CCDS Casal Velho sob tensão

O Centro Cultural, Desportivo e Social (CCDS) do Casal Velho vive um clima de tensão, após mais de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!