Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Rodrigo Coxa bate recorde de McNamara com maior onda do mundo

Data:

Partilhar artigo:

Rodrigo Coxa conquistou o recorde mundial para a maior onda surfada, com uma onda na Praia do Norte, na Nazaré, em novembro do ano passado, segundo os prémios de ondas gigantes atribuídos pela Liga Mundial de Surf (World Surf League, em inglês, ou WSL), anunciados este sábado numa cerimónia na Califórnia.

O “Biggest Wave of the Year” pertence assim ao brasleiro, que passa a ser, também, detentor do novo recorde mundial conquistado, uma vez mais, no Canhão da Nazaré. O atleta surfou uma onda de 24,38 metros, mais 61 centímetros que Garrett McNamara em 2011, e estabeleceu um novo recorde do Guiness.

O britânico Andrew Cotton venceu na categoria de “Wipeout of the year”, uma queda estrondosa de uma onda gigante, que surfou na Praia do Norte. Dez ondas surfadas na Nazaré estavam nomeadas para várias categorias dos prémios de ondas gigantes, entre 30 candidatas.

O presidente da Câmara da Nazaré, que esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios, fala num “dia muito importante” para a Nazaré. “É um dia fantástico, para além de ganhar dois prémios, ganhamos também o recorde do mundo. Saio daqui extremamente satisfeito. A Nazaré afirma-se, cada vez mais, no mundo do surf. É uma nova etapa para a Nazaré”, referiu Walter Chicharro.

Agradecendo tudo o que se tem feito pelo surf na Nazaré, nomeadamente com a Surfer Wall, espaço museológico instalado no Forte de S. Miguel, Rodrigo Coxa confessou ser “muito especial viver este momento”. “Divido este prémio com o Sérgio Cosme, meu parceiro, a pessoa que me colocou na onda” que venceu o prémio da Big Wave Awards/ WSL”, acrescentou o surfista que vai agora integrar o livro de recordes do Guinness.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!