Terça-feira, Agosto 16, 2022
Terça-feira, Agosto 16, 2022

Praias da Nazaré e de Paredes perdem “Qualidade de Ouro”

Data:

Partilhar artigo:

As praias de Paredes de Vitória e da Nazaré perderam o galardão de “Qualidade de Ouro”, atribuído anualmente pela Quercus. 

 
 

As praias de Paredes de Vitória e da Nazaré perderam o galardão de “Qualidade de Ouro”, atribuído anualmente pela Quercus. 

A lista de praias com este galardão foi divulgada, esta quinta-feira, pela Quercus, tendo como base a “qualidade da água excelente nas cinco últimas épocas balneares”, ou seja, de 2012 a 2017, e todas as análises realizadas, sem exceção, na última época balnear (de 2017) apresentarem resultados melhores que os valores definidos para o percentil 95 do anexo I da Diretiva relativa às águas balneares.

No concelho de Alcobaça, a bandeira de “ouro” será hasteada nas praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira, tendo a Quercus retirado o galardão a Paredes de Vitória que, curiosamente,o tinha conquistado em 2017. Já na Nazaré, apenas a praia do Salgado fica classificada com “Qualidade de Ouro”.

As cinco praias da região juntam-se às 390 praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal – menos 6 do quem 2017 – num total de 640 praias. Das praias identificadas, 342 são praias costeiras, 39 são praias interiores e 9 são de transição.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), “apresentam sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água”.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Jovens participam em ações de sensibilização e limpeza de praias na Nazaré

Arranca, esta terça-feira, o projeto "A Praia é nossa. O responsável és tu!, da Câmara da Nazaré, integrado...

Alemão e grego dinamizam projeto com objetos de praia em Alcobaça

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma”. A célebre frase de Antoine Lavoisier pode...

Mirense Romano Saraiva soma conquistas no meio artístico

Aos 24 anos, Romano Saraiva divide a vida entre o ensino de Educação Visual e um projeto artístico...

UFAV cria bolsas de “Desporto para Todos” para apoiar situações de fragilidade social

A União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV) tem em curso um projeto de apoio ao desporto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!