Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Ceeria investe em requalificação das instalações

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a preparar três grandes obras de requalificação das suas instalações. 

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a preparar três grandes obras de requalificação das suas instalações. 

A primeira intervenção a ser realizada será uma “obra de fundo” na sede da instituição, localizada no edifício do antigo administrador da Companhia de Fiação e Tecidos de Alcobaça, também conhecido por palacete cor de rosa.

Região de Cister - Assine já!

Os projetos de arquitetura e especialidade para esta obra estão concluídos e a Direção do Ceeria decidiu, na passada segunda-feira, lançar o concurso público para a concretização da empreitada, que deve custar 425 mil euros. O presidente da Direção da instituição adianta que as obras deverão arrancar já em setembro, devendo prolongar-se durante seis meses.

“O edifício tem cerca de 100 anos e está em degradação acelerada”, frisa José Belo, referindo que as obras incluem a “substituição da cobertura, dos pisos interiores e reformulação de divisões”. Trata-se, portanto, “de uma intervenção de fundo” que vai “influenciar bastante o dia a dia” da instituição. O presidente da Direção do Ceeria revela ainda que durante as obras, a instituição, que dá respostas sociais diretas a cerca de 400 utentes, terá de “adaptar outros espaços para albergar as atividades quotidianas”.

José Belo dá conta, ainda, de outras intervenções nas instalações do Ceeria, nomeadamente a reabilitação do espaço do Centro de Atividades Ocupacionais, anexo ao palecete cor de rosa e a construção de um novo lar de residência autónomas, com capacidade para 20 pessoas, para complementar a unidade residencial que funciona no Lameirão.

O presidente da Direção do Ceeria dá conta, ainda, da intenção de a instituição se candidatar a fundos comunitários, no âmbito do programa operacional Centro 2020 e do Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRU 2020). Os três projetos somam um investimento de 1,2 milhões de euros.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!