Sábado, Fevereiro 15, 2025
Sábado, Fevereiro 15, 2025

Ceeria investe em requalificação das instalações

Data:

Partilhar artigo:

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a preparar três grandes obras de requalificação das suas instalações. 

O Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria) está a preparar três grandes obras de requalificação das suas instalações. 

A primeira intervenção a ser realizada será uma “obra de fundo” na sede da instituição, localizada no edifício do antigo administrador da Companhia de Fiação e Tecidos de Alcobaça, também conhecido por palacete cor de rosa.

Região de Cister - Assine já!

Os projetos de arquitetura e especialidade para esta obra estão concluídos e a Direção do Ceeria decidiu, na passada segunda-feira, lançar o concurso público para a concretização da empreitada, que deve custar 425 mil euros. O presidente da Direção da instituição adianta que as obras deverão arrancar já em setembro, devendo prolongar-se durante seis meses.

“O edifício tem cerca de 100 anos e está em degradação acelerada”, frisa José Belo, referindo que as obras incluem a “substituição da cobertura, dos pisos interiores e reformulação de divisões”. Trata-se, portanto, “de uma intervenção de fundo” que vai “influenciar bastante o dia a dia” da instituição. O presidente da Direção do Ceeria revela ainda que durante as obras, a instituição, que dá respostas sociais diretas a cerca de 400 utentes, terá de “adaptar outros espaços para albergar as atividades quotidianas”.

José Belo dá conta, ainda, de outras intervenções nas instalações do Ceeria, nomeadamente a reabilitação do espaço do Centro de Atividades Ocupacionais, anexo ao palecete cor de rosa e a construção de um novo lar de residência autónomas, com capacidade para 20 pessoas, para complementar a unidade residencial que funciona no Lameirão.

O presidente da Direção do Ceeria dá conta, ainda, da intenção de a instituição se candidatar a fundos comunitários, no âmbito do programa operacional Centro 2020 e do Instrumento Financeiro Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRU 2020). Os três projetos somam um investimento de 1,2 milhões de euros.

AD Footer

Artigos Relacionados

Chega ao fim a “sinfonia” de Rui Morais na Banda de Alcobaça

Entrou na Banda de Alcobaça quando tinha 9 anos para aprender música, longe de imaginar que se tornaria...

Filmes produzidos em Alcobaça disputam prémio internacional

Dois filmes produzidos no concelho de Alcobaça representam Portugal no Festival Global de Cinema de Segurança Rodoviária em...

Reis do Carnaval de Pataias vão ser apresentados em festa

Ana Patrícia Rico e Paulo Sousa são os reis do Carnaval de Pataias 2025, que arranca no sábado...

Jovem agredida por colegas nas imediações de Externato da Benedita

Duas alunas que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico do Externato Cooperativo da Benedita (ECB) foram suspensas...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!