Sexta-feira, Agosto 12, 2022
Sexta-feira, Agosto 12, 2022

Festa de Évora quer unir a população da freguesia

Data:

Partilhar artigo:

A Festa da Freguesia de Évora de Alcobaça, agendada para este fim de semana, será mesmo uma festa da freguesia, pois ao contrário da esmagadora maioria deste tipo de eventos não celebra o aniversário, a elevação a vila ou mesmo um santo padroeiro. 

A Festa da Freguesia de Évora de Alcobaça, agendada para este fim de semana, será mesmo uma festa da freguesia, pois ao contrário da esmagadora maioria deste tipo de eventos não celebra o aniversário, a elevação a vila ou mesmo um santo padroeiro. 

“Os portugueses nunca precisaram de motivos para festejar, especialmente se houver comida e bebida”, assinala o autarca Fernando Azeitona, que por estes dias não tem mãos a medir para organizar a festa, que decorre entre esta sexta-feira e domingo. 

A iniciativa acontece desde 2015 e tem como objetivo “unir a população de todas as localidades da freguesia”, começa por explicar o eleito do PS. “A freguesia é muito extensa e dispersa, por isso é normal que as pessoas não conheçam os fregueses de outras paragens”, defende Fernando Azeitona. De facto, aquela freguesia só perde, em tamanho, para a União de Freguesias de Pataias e Martingança, e as mais de quatro dezenas de lugares torna-se difícil o “intercâmbio e criação de sinergias” entre fregueses e associações. “Um habitante dos Moleanos tem hábitos completamente diferente de um do Acipreste, desde logo devido ao clima e ao contexto económico”, remata o autarca, que tomou posse como presidente em outubro do ano passado mas é membro do executivo, com o cargo de secretário, há vários mandatos.

Assim, vão “convergir” na festa habitantes de grande parte das localidades. Além disso, vão participar 11 associações de nove lugares da freguesia, que vão assegurar o serviço de restaurante e bar durante as festividades, que vão acontecer no interior de uma tenda gigante que a Junta vai erguer junto ao pavilhão gimnodesportivo.

A programação do evento, ao qual se espera que acorra perto de uma dezena de milhar de pessoas, contempla “vários concertos, folclore, passeios de motos, motorizadas e tratores, uma caminhada e trail pela freguesia, exposição de maquinas e alfaias agrícolas”, dá conta Fernando Azeitona. Outro dos objetivos da iniciativa passa por “dar a conhecer a freguesia e as bonitas paisagens que temos”, conclui o presidente da Junta de Évora de Alcobaça.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!