Terça-feira, Abril 29, 2025
Terça-feira, Abril 29, 2025

APA trava prospeção de gás natural em Aljubarrota

Data:

Partilhar artigo:

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) travou a prospeção de gás natural em Aljubarrota.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) travou a prospeção de gás natural em Aljubarrota. Num esclarecimento divulgado esta quinta-feira, a APA justificou não ter permitido “a sondagem de prospeção e pesquisa” solicitada pela empresa Australis Oil & Gas.

A agência sustentou a decisão no facto de “a empresa não ter fornecido informação necessária e suficiente para se aferir da sujeição, ou não, da sondagem e pesquisa ao estudo de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)”. Assim, a empresa australiana terá de “apresentar um novo pedido devidamente instruído”.

Região de Cister - Assine Já!

Um dos motivos que levou a APA a suspender a prospeção reside no “desconhecimento da localização definitiva e exata do local onde será executado o poço”. “O desconhecimento da localização exata do furo impede a plena caracterização do projeto e do local, aspetos determinantes para que possam estar reunidos todos os elementos necessários para aferir da aplicabilidade do regime jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental”, pode ler-se parecer datado de 5 de junho.

“O procedimento de aferição ambiental terá de ser reiniciado pelo proponente”. Até lá, a empresa australiana “não poderá desencadear qualquer ação no terreno”, conclui a APA.

Em causa está a sondagem de prospeção “temporária e exploratória”, durante dez meses, com uma perfuração, de aproximadamente 3.200 metros, com “piloto vertical e posterior desvio na horizontal”. A Australis Oil & Gas queria avançar com os trabalhos no terreno já no próximo ano.

AD Footer

Artigos Relacionados

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Bombeiros da Benedita investem 120 mil euros no reforço da corporação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Benedita (AHBVB) investiu recentemente cerca de 120 mil euros em novos...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!