Sexta-feira, Janeiro 23, 2026
Sexta-feira, Janeiro 23, 2026

Câmara de Alcobaça estuda novo modelo do cemitério

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça está a estudar a aplicação de um novo modelo para ampliação do cemitério da cidade ou construção de um novo, tendo em conta a falta de espaço e as condições do atual.

A Câmara de Alcobaça está a estudar a aplicação de um novo modelo para ampliação do cemitério da cidade ou construção de um novo, tendo em conta a falta de espaço e as condições do atual. O exemplo de Faro, em que estão a ser construídos gavetões, é apontado pelo presidente da autarquia como uma das possíveis soluções para Alcobaça.

“Ainda há muito trabalho a fazer de melhoramentos e recuperação no cemitério atual, mas quero ver a experiência de Faro e articular com a Junta para saber se é possível e desejável fazer o mesmo em Alcobaça”, adiantou Paulo Inácio, na última sessão do órgão municipal, quando questionado por Cláudia Vicente (PS) sobre a necessidade de intervenção no cemitério municipal.

Região de Cister - Assine Já!

“Apesar de ainda não estar nada concretizado e necessitar de mais estudo e aprofundamento, estamos recetivos que seja a Junta a tomar conta do cemitério de Alcobaça num futuro próximo”, adiantou o chefe do executivo municipal, que diz já ter lançado a proposta à União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV).

Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, a presidente da UFAV assegura que a Junta está “absolutamente disponível para melhorar as condições do cemitério e encontrar uma solução boa, moderna e que sirva a freguesia nos próximos 20/30 anos e não para os próximos 3 anos, quando acabam os nossos mandatos”. Sobre a eventual gestão do espaço, Isabel Fonseca ressalva que “pegar no cemitério nas condições atuais é mais ou menos a mesma rasteira do parque de campismo”. “Para a autarca, “tendo em conta o novo PDM, deve ficar já definido um espaço para um novo cemitério na cidade de Alcobaça, mesmo que não seja no perímetro urbano da cidade”.

O Município de Alcobaça tem sob sua responsabilidade a gestão do Cemitério de Alcobaça, sendo a gestão dos restantes assegurada pelas respetivas juntas de freguesia. Em Alcobaça, a casa mortuária já é gerida pela UFAV, estando agora em estudo a eventual delegação de gestão do espaço, atual e/ou novo, da Câmara para a Junta.

AD Footer

Artigos Relacionados

Taxa de abstenção mais baixa da região desde 2006

A chamada região de Cister, à semelhança do que aconteceu à escala nacional, registou a mais baixa...

CCRD Burinhosa promoveu debate da 2.ª Divisão

Promover o diálogo, o desenvolvimento e a reflexão conjunta sobre a 2.ª Divisão Nacional, o futsal português...

“Raízes Vivas” reúne todos os grupos de folclore em produção inédita

O espetáculo “Raízes Vivas” reuniu, pela primeira vez, todos os Ranchos Folclóricos do concelho de Alcobaça, que...

Alberto Costa lança livro de crónicas publicadas na imprensa regional

“Visto da Foz – Crónicas” é o mais recente livro do antigo ministro Alberto Costa e reúne...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!