Quarta-feira, Setembro 11, 2024
Quarta-feira, Setembro 11, 2024

Câmara de Alcobaça estuda novo modelo do cemitério

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça está a estudar a aplicação de um novo modelo para ampliação do cemitério da cidade ou construção de um novo, tendo em conta a falta de espaço e as condições do atual.

A Câmara de Alcobaça está a estudar a aplicação de um novo modelo para ampliação do cemitério da cidade ou construção de um novo, tendo em conta a falta de espaço e as condições do atual. O exemplo de Faro, em que estão a ser construídos gavetões, é apontado pelo presidente da autarquia como uma das possíveis soluções para Alcobaça.

“Ainda há muito trabalho a fazer de melhoramentos e recuperação no cemitério atual, mas quero ver a experiência de Faro e articular com a Junta para saber se é possível e desejável fazer o mesmo em Alcobaça”, adiantou Paulo Inácio, na última sessão do órgão municipal, quando questionado por Cláudia Vicente (PS) sobre a necessidade de intervenção no cemitério municipal.

Região de Cister - Assine já!

“Apesar de ainda não estar nada concretizado e necessitar de mais estudo e aprofundamento, estamos recetivos que seja a Junta a tomar conta do cemitério de Alcobaça num futuro próximo”, adiantou o chefe do executivo municipal, que diz já ter lançado a proposta à União das Freguesias de Alcobaça e Vestiaria (UFAV).

Contactada pelo REGIÃO DE CISTER, a presidente da UFAV assegura que a Junta está “absolutamente disponível para melhorar as condições do cemitério e encontrar uma solução boa, moderna e que sirva a freguesia nos próximos 20/30 anos e não para os próximos 3 anos, quando acabam os nossos mandatos”. Sobre a eventual gestão do espaço, Isabel Fonseca ressalva que “pegar no cemitério nas condições atuais é mais ou menos a mesma rasteira do parque de campismo”. “Para a autarca, “tendo em conta o novo PDM, deve ficar já definido um espaço para um novo cemitério na cidade de Alcobaça, mesmo que não seja no perímetro urbano da cidade”.

O Município de Alcobaça tem sob sua responsabilidade a gestão do Cemitério de Alcobaça, sendo a gestão dos restantes assegurada pelas respetivas juntas de freguesia. Em Alcobaça, a casa mortuária já é gerida pela UFAV, estando agora em estudo a eventual delegação de gestão do espaço, atual e/ou novo, da Câmara para a Junta.

AD Footer

Artigos Relacionados

Voleibol: João Simões despede-se após 22 anos na alta roda

22 anos depois de ter dado os primeiros passos ao serviço do Sport Operário Marinhense, o martingancense João...

Trofal faz “refresh” à marca Elite com uma nova coleção

Um estilo mais “trendy”, “cool” e “leve”. Assim é descrita a coleção cápsula, lançada antes do início do...

Casal venezuelano mantém “legado” de João Coelho

Maria Pinto e César Michelangelis trocaram a agitada e perigosa cidade petrolífera de El Tigre, na Venezuela, há...

Livro sobre centenário do Nazarenos motiva “tertúlia” na Biblioteca

A sessão servia para apresentar o livro sobre o centenário do Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, mas, até por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!