Sábado, Fevereiro 8, 2025
Sábado, Fevereiro 8, 2025

Mosteiro recebe 3.º Encontro Internacional de Abadias Cistercienses

Data:

Partilhar artigo:

O 3.º Encontro Internacional de Abadias Cistercienses, que junta representantes de vários países com ligações ao mundo de Cister, teve início, esta sexta-feira, no Mosteiro de Alcobaça.

O 3.º Encontro Internacional de Abadias Cistercienses, que junta representantes de vários países com ligações ao mundo de Cister, teve início, esta sexta-feira, no Mosteiro de Alcobaça.

Ana Pagará, diretora do Mosteiro, deu o “pontapé de saída” da sessão de abertura, salientando a importância de iniciativas do género para “conservar e salvaguardar a herança magnífica que a Ordem de Cister deixou num mundo contemporâneo em que é cada vez mais necessário transmitir a mensagem de Cister”.

Região de Cister - Assine já!

Por seu turno, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, sublinhou a necessidade destas atividades para a “consolidação do projeto europeu”, cujo o segredo é “perceber as origens do património”.

Já Filipe Silva, sub-diretor da Direção-Geral do Património Cultural falou sobre o “objetivo a médio prazo, de fazer uma transformação do ponto de vista estrutural” no monumento património mundial da UNESCO.

Falaram também Stefano Dominioni, diretor do instituto Europeu dos Itinerários Culturais, Lluc Torcal, procurador geral da Ordem de Cister, e Gérard Beureux, representante da Carta Europeia de Abadias e Sítios Cistercienses.

 

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Serafim António Silva é o nome na calha como candidato do PSD à Câmara da Nazaré

O empresário Serafim António Silva é o nome mais forte em cima da mesa para liderar a candidatura...

Aberto concurso de 26 milhões para recolha de resíduos em Alcobaça

O Município de Alcobaça "reservou" 26 milhões de euros para serviços pra recolha de resíduos urbanos e biorresíduos,...

Sede do CDP reabre após mais de um ano à espera de trabalho

A CDP, estava interdita há mais de um ano devido ao risco de rutura do telhado e reabriu...

“Aldeia” em miniatura recria tradições vitivinícolas

Pretende recriar todo o processo da produção do vinho: da plantação da vinha, a vindima, a produção do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!