Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Talho do Helder e do Celestino serve frescura em Alcobaça há 45 anos

Data:

Partilhar artigo:

Eram ainda adolescentes quando decidiram criar o “Talho Helder e Celestino” na cidade que os viu nascer e crescer. Mais de quatro décadas depois, os irmãos Raimundo orgulham-se de manter um negócio “digno e honesto”, de porta aberta.

Eram ainda adolescentes quando decidiram criar o “Talho Helder e Celestino” na cidade que os viu nascer e crescer. Mais de quatro décadas depois, os irmãos Raimundo orgulham-se de manter um negócio “digno e honesto”, de porta aberta. Considerado um dos locais de comércio mais tradicionais de Alcobaça, o talho dos irmãos Helder e Celestino dos Santos Raimundo abriu portas três meses depois da revolução dos cravos, a 19 de julho de 1974, no número 7 da Rua Frei Fortunato, também conhecida como Rua de Baixo, onde ainda hoje permanece. 

Helder Raimundo recorda a inauguração como se fosse ontem. “Éramos miúdos quando decidimos criar um negócio”, conta o talhante. “Fui criado, educado e formado neste negócio pelo que as carnes sempre fizeram parte do meu dia-a-dia”, confessa Helder Raimundo ao REGIÃO DE CISTER. “Tive oportunidade de trabalhar noutros negócios e até tive ofertas fora do País, mas decidi ficar em Alcobaça e no talho, pois foi aqui que cresci e onde me sinto em casa”, confessa. 

Região de Cister - Assine já!

Muito mudou no negócio desde 1974. Embora o percurso do talho tenha sido “regular” ao longo dos anos, o proprietário confessa que “existiram altos e baixos”, que foram ultrapassados graças à união e perseverança da família e colaboradores. “Surgiram os talhos nas grandes superfícies e com a crise as pessoas começaram a optar por ir aos locais mais baratos, o que é compreensível”. Mas, felizmente, Helder Raimundo conta com o “cliente amigo” a entrar diariamente pela porta. “Ao longo dos anos, alguns clientes tornaram-se família e todas as gerações acabam por vir a esta casa”, nota. “Confesso que fico muito feliz quando vejo um casal jovem entrar pela porta e a verdade é que não me posso preocupar com a concorrência. O meu foco tem de ser o meu negócio e fazer o melhor que posso”, sublinha. 

Aos 69 anos, Helder Raimundo não imagina a sua rotina longe do talho e o futuro do negócio, que criou com dedicação, é algo que o inquieta. “São muitos anos a trabalhar aqui e o corpo já começa a dar pequenos sinais de cansaço, mas sei que quando eu e o meu irmão não tivermos mais saúde para gerir o negócio, o espaço encerrará portas. Os nossos descendentes têm a vida e as profissões deles, que em nada envolvem o talho”, conta o sexagenário. Os dois irmãos contam com a ajuda de uma colaboradora para que nada falte aos clientes. E como são portugueses e estrangeiros, até os preçários com a identificação das carnes estão em português e inglês. 

No Talho do Helder e do Celestino, a assiduidade, a higiene, a frescura do produto e o atendimento próximo ao cliente são os ingredientes para o “exercício digno da profissão”. “Não podemos agradar a todos, mas obviamente que fazemos os possíveis para deixar o cliente satisfeito e aliciado a voltar”, afirma o talhante. “Orgulho-me de ter sido sempre um bom comerciante e é isso que vou levar comigo quando fechar portas um dia”, acrescenta. Daqui a muitos anos, esperemos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!