Quarta-feira, Setembro 3, 2025
Quarta-feira, Setembro 3, 2025

Rafael dá corda aos relógios há mais de meio século na Benedita

Data:

Partilhar artigo:

O apelido do homem que trabalha com relógios há mais de meio século é o nome desta “Casa com História”. Começou por ser exclusivamente uma relojoaria mas, com o tempo, Rafael passou a ser também conhecida como ourivesaria. Hoje em dia é um dos ícones do comércio tradicional da Benedita.

O apelido do homem que trabalha com relógios há mais de meio século é o nome desta “Casa com História”. Começou por ser exclusivamente uma relojoaria mas, com o tempo, Rafael passou a ser também conhecida como ourivesaria. Hoje em dia é um dos ícones do comércio tradicional da Benedita.

O beneditense João Luís Rafael começou a trabalhar no calçado com o pai, mas já casado, aos 27 anos, teve necessidade de “arranjar mais uns trocos”, vendendo porta a porta, nas redondezas da vila, os relógios do Santeiro (outra “Casa com História” da vila). Foi ali que João Luís Rafael começou “a meditar nas máquinas” e a querer aprender para ser técnico de relógios. Acabou por seguir em frente, obtendo o certificado do curso de relojoeiro por correspondência, do Instituto Técnico Suíço Brasileiro, que tem exposto numa das paredes da loja. 

Região de Cister - Assine Já!

Abriu o seu negócio em 1965, num espaço ao lado da sua casa, no Casal Gregório. Passados três anos, mudou-se para a Rua Joaquim Augusto Carvalho, na Benedita, de onde nunca mais saiu. Primeiro num espaço “pequenino”, onde os clientes chegavam a fazer fila, e depois num espaço maior, onde permanece. “Abri a casa num domingo antes da Páscoa e coloquei um papel na porta a dizer que se consertavam relógios. A partir daí já não fiz outra coisa”, recorda João Luís, de 84 anos.

A abertura da relojoaria Rafael não passou despercebida  a ninguém, nem mesmo ao pároco. Rafael conta que, à época, o padre acabou por partilhar a sua satisfação aos paroquianos, lembrando que já não havia razão para chegarem atrasados à missa porque já havia mais um relojoeiro na vila…

Os filhos de João Luís foram acompanhando o negócio do progenitor. Quando o filho saiu, entrou uma das filhas gémeas, que desde então passou a gerir o negócio com o pai. Entretanto, o filho de Glória também veio, tornando a Rafael numa verdadeira casa de família.

Hoje em dia, ainda é costume ouvir na Benedita que se vai “ao Rafael”, no caso de alguém precisar de comprar ou reparar relógios, mas também ouro, prata e troféus. “Há muita diversidade, o tempo vai ensinando o que precisamos de ter”, frisa o relojoeiro. Frequentou diversas feiras e exposições, mas a principal “escola” fê-la quando ia de bicicleta para Caldas da Rainha, ao longo de um ano, para aprender o ofício com um relojoeiro. “Queria ver e perceber como ele lidava com as pessoas”, conta João Luís.

A prova de que passou com distinção nessa “escola” é que os seus clientes são “amigos de longa data”: vieram os avós, agora já vêm os filhos e os netos. “A confiança, a proximidade e a assistência técnica” são palavras de ordem na casa de Rafael. Até porque, “o comércio não é para todos e nem todos são para o comércio”, argumenta o beneditense. E se dúvidas houvesse que esta é uma Casa com História, a menina que acaba de entrar na loja não deixa margens para dúvidas: “Cheira a antiguidade”, comenta, com as amigas. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Futebol: Ricardo Esgaio deixa o Sporting e prossegue carreira na Turquia

Ricardo Esgaio deixou o Sporting após quatro temporadas consecutivas, 17 com interregnos e contabilizando a formação', e vai...

Futebol: Nazarenos elimina Sourense e continua a sonhar na Taça de Portugal

O sonho da Taça de Portugal continua! O Nazarenos está na segunda eliminatória da prova rainha depois de...

Hóquei: Turquelense Santiago Honório festeja título europeu por Portugal

O turquelense Santiago Honório (Sporting) ajudou a Seleção Nacional de sub-19 a sagrar-se, na noite deste sábado, tricampeã...

Festas de São Pedro atraíram cerca de 400 mil visitantes

As tradicionais Festas de São Pedro na vila de Porto de Mós, que este ano decorreram entre os...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!