Terça-feira, Setembro 17, 2024
Terça-feira, Setembro 17, 2024

João Paulo Ferreira lança CD de memórias e homenagens

Data:

Partilhar artigo:

“Sonhos e Saudades” é o nome do novo disco do contratenor brasileiro, que reside em Alcobaça há vários anos.

“Sonhos e Saudades” é o nome do novo disco do contratenor João Paulo Ferreira. O brasileiro, que reside em Alcobaça há vários anos, confessou ao REGIÃO DE CISTER que o novo trabalho é o concretizar de um sonho e uma viagem de regresso à infância vivida no nordeste do Brasil.

“Na minha vida tudo é música”, revela o cantor de 32 anos, que iniciou o seu percurso na música aos 11 anos, num coro da igreja. João Paulo Ferreira recorda que as melodias ouvidas pelo pai sempre cativaram a sua atenção e foram essas “músicas de amor em tempo da ditadura militar”, que inspiraram este novo álbum. “Este é um trabalho que reúne grande parte dos temas que o meu pai ouvia e que, por essa razão, conta um pouco da minha história de vida”, revela. 

Região de Cister - Assine já!

O contratenor sublinha ainda que este é o trabalho “diferente” da sua carreira. “Estou a reunir canções de amor com já alguns anos, na sua maioria escritas por mulheres de grande força e com histórias de vida surpreendentes”, enaltece. Chiquinha Gonzaga, Violeta Parra e Clara Nunes são algumas das intérpretes revisitadas no disco do contratenor, que contém 14 faixas e que termina com o tema “Foi Deus” da fadista Amália Rodrigues. “Faço também uma viagem entre as músicas folclóricas mexicanas, argentinas e venezuelanas e inspiro-me um pouco nas minhas experiências de vida nesses locais”, revela. O tema “Nessa Rua” tem um carinho especial para o contratenor, pois era um dos temas que a avó e a irmã cantavam para o embalar. “Este disco é uma espécie de autobiografia musical”, brinca.

Além da escolha do reportório, também a adaptação da voz aos temas apresentados foi um grande desafio na criação do trabalho. “A voz do contratenor é muito androgena e a maioria dos temas do CD são cantados por mulheres, pelo que foi um desafio sair da minha zona de conforto sem abandonar o registo lírico”, confessa.

O disco será apresentado em Alcobaça hoje e do concerto, o público pode esperar “uma noite muito diferente, de sonho, saudade e lembrança”. Nas suas palavras, o concerto do Cine-teatro de Alcobaça será “um monólogo musical em que também serão interpretados poemas”. 

O palco estará decorado com cenários criados por Luís Peças, parceiro de palco de João Paulo Ferreira na dupla “Encanto Contratenores”. “Será uma oportunidade única e acredito, humildemente, que as pessoas vão gostar da diversidade e das mensagens do CD”, nota.

Após a apresentação do disco em Alcobaça, João Paulo Ferreira ruma a Porto de Mós, Santarém, França e Inglaterra. “Estou em constante transformação e apesar de estar satisfeito com o que alcancei espero fazer sempre melhor e conseguir levar a minha voz pelo mundo”, conclui. 
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Grupo Desportivo “Os Nazarenos” engalanou-se para os… 100!

Foi uma verdadeira noite de gala. E a verdade é que a comemoração do centenário do Grupo Desportivo...

Futebol de praia: Nazarenos são vice-campeões mundiais universitários no Brasil

Os nazarenos Alexandre Lança, Bruno Pola e Alexandre Batista ajudaram a Seleção Nacional a ser vice-campeã mundial universitária,...

Associações da Cela destacam uma das melhores Festas da Fruta

As tasquinhas da Festa da Fruta da Cela fizeram as delícias dos milhares de visitantes que acorreram ao...

Joel Machado representa País no Mundial de vídeo subaquático

Joel Machado, em equipa com Mariana Chilão (ambos em representação do Clube Naval de Sesimbra), foi convocado para...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!