Sábado, Julho 27, 2024
Sábado, Julho 27, 2024

Alcobacense traz associação de cancro da mama à cidade

Data:

Partilhar artigo:

A alcobacense Céu Martins, voluntária na Associação Amigas do Peito desde há três anos, vai trazer a Alcobaça as comemorações do 11.º aniversário da associação, que descreve como “um suporte imprescindível para as mulheres que enfrentam o terrível cancro de mama”. 

A alcobacense Céu Martins, voluntária na Associação Amigas do Peito desde há três anos, vai trazer a Alcobaça as comemorações do 11.º aniversário da associação, que descreve como “um suporte imprescindível para as mulheres que enfrentam o terrível cancro de mama”.

Foi após a conclusão dos estudos superiores dos filhos e da saída dos mesmos de casa, que Céu Martins decidiu tornar-se voluntária. “Há vários anos que pretendia fazer voluntariado. Através de uma grande amiga, que trabalha no Hospital de Santa Maria e é sócia da Associação, fui a uma viagem organizada pelas ‘Amigas do Peito’, juntamente com outros voluntários, apoiantes, doentes e familiares de pessoas inscritas na associação. Nesse momento, senti logo que esta era uma missão que queria abraçar e inscrevi-me de imediato”, recorda.

Região de Cister - Assine já!

Criada em 2007, a Associação Amigas do Peito, sediada em Lisboa, é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos, que presta apoios continuados a doentes e familiares com a ambição de trazer “um pouco de normalidade à rotina dos associados”. “A associação está presente desde o momento em que as doentes são diagnosticadas com cancro da mama até à fase em que já ultrapassaram esta doença e ficam em vigilância”, informa a alcobacense. “Aqui elas encontram o carinho dos voluntários e a compreensão de outras pessoas que estão a passar pelo mesmo ou que já ultrapassaram esta doença, o que as ajuda muito a não se sentirem sozinhas”, acrescenta.

Céu Martins tem orgulho em ser “esposa e mãe a colaborar nesta missão humanitária” e, desejosa de partilhar com Alcobaça, “a sua terra”, o impacto que a associação tem na vida das associadas, propôs a cidade para palco do evento. “Sou a única voluntária de Alcobaça nesta associação e gostaria de partilhar um pouco dos nossos sucessos, missões e desafios com a minha cidade. Daí ter feito todos os possíveis para realizar as comemorações aqui”, revela.

No dia 4 de maio, para assinalar o aniversário, a associação organizará uma visita ao Mosteiro e uma missa, celebrada pelo padre Ricardo e pelo bispo Daniel Henrique. As comemorações seguem, ao longo da tarde, na Solar da Cerca, em Alcobaça. A inscrição tem o custo de 25 euros para os locais e 30 euros para os participantes que precisem de transporte coletivo desde Lisboa. A quantia angariada reverterá a favor das Amigas do Peito, que sobrevive através das quotas dos sócios, donativos, mecenato e angariação de fundos através de campanhas de vendas de produtos personalizados e de eventos.

Para a alcobacense, o voluntariado tem sido “uma aprendizagem constante”. “Muitas vezes tomamos como garantida a nossa saúde e a longevidade. Mas infelizmente, isso nem sempre acontece. Tenho aprendido a valorizar as coisas mais simples e, na realidade, mais importantes na vida, como a família, os amigos, o mero bemestar no dia-a-dia, confessa. 

AD Footer

Artigos Relacionados

João Simões regressa ao ativo e vai comandar o Sp. Marinhense

Mais de dois anos depois de se ter despedido do HC Turquel, o técnico João Simões está de...

A olímpica made in “Cister”

“Melhorar o resultado de Tóquio”. Esta foi a meta que a alcobacense traçou na antecâmara dos Jogos Olímpicos,...

“É um orgulho para a freguesia estar no mapa do futsal nacional”

Fundada em 2016, a secção de futsal do Centro Social de Évora está, pela primeira vez, nos campeonatos...

António Zambujo dá concerto em Alcobaça

António Zambujo sobe ao palco do Cine-teatro João D’Oliva Monteiro, em Alcobaça, no dia 28 de setembro, às...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!