Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
Sexta-feira, Dezembro 2, 2022

Manuscritos do Mosteiro motivam novas investigações

Data:

Partilhar artigo:

Está em curso, no Mosteiro de Alcobaça, o III Ciclo de Conferências “Manuscritos de Alcobaça 2019 – Música e Liturgia”, que tem como objetivo aproximar o público a um dos patrimónios mais emblemáticos da herança dos monges de Alcobaça: os manuscritos. 

Está em curso, no Mosteiro de Alcobaça, o III Ciclo de Conferências “Manuscritos de Alcobaça 2019 – Música e Liturgia”, que tem como objetivo aproximar o público a um dos patrimónios mais emblemáticos da herança dos monges de Alcobaça: os manuscritos. 

A iniciativa, promovida pela Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Socias e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, contou, na sessão de abertura, com a palestra do maior especialista sobre Manuscritos de Alcobaça, Aires Nascimento, e com a presença de Catarina Barreira, em representação do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que coordena o projeto. 

Região de Cister - Assine já!

De acordo com a diretora do Mosteiro, o intuito deste terceiro ciclo de conferências é, à semelhança dos anteriores, a aproximação do público ao património tão vasto e complexo que caracteriza a comunidade monástica cisterciense de Alcobaça. “Estas conferências demonstram ser sempre muito fortuitas, criando discussões muito importantes para a comunidade e para o conhecimento cientifico”, sublinha Ana Pagará, que enalteceu ainda a aposta nos oradores convidados, caraterizando-os como “uma das mais valias do evento” e sublinhando a pertinência da participação de Aires Nascimento. “O professor é uma presença constante e inquestionável quando falamos da produção do livro manuscrito no scriptorium de Alcobaça, e as suas intervenções ajudam a pensar e repensar as linhas de trabalho do Mosteiro”, acrescentou. 

O evento decorreu no âmbito do objetivo estratégico de posicionamento do Mosteiro de Alcobaça como Centro de Estudos e da Divulgação da História e do Património espiritual e temporal da Ordem de Cister.

O ciclo termina a 28 de setembro e nas sessões serão divulgadas as mais recentes investigações sobre os códices da livraria do Mosteiro de Alcobaça e de outros mosteiros cistercienses nacionais e estrangeiros, através de uma dimensão comparativa e contextualizada entre o local e o global, sendo fundamental a participação de especialistas estrangeiros, não só para a internacionalização desta iniciativa como também para o melhor entendimento da identidade dos monges de Alcobaça e da identidade cisterciense em geral.

A iniciativa integra-se também no projeto de investigação do IEM aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, de que o Mosteiro de Alcobaça é entidade parceira, denominado “Horizontes Cistercienses. Estudar e caracterizar um scriptorium medieval e a sua produção. Alcobaça. Identidades locais e uniformidade litúrgica em diálogo”, procurando-se divulgar “uma investigação que sai da academia sem perder o seu rigor científico”, junto dos mais variados públicos, e promover um património público, que se encontra menos acessível exclusivamente devido à sua fragilidade e necessidade de conservação.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!