Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022

Câmara da Nazaré deixa cair projeto do zipline

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré decidiu, por unanimidade, esta segunda-feira, deixar cair o projeto do zipline, optando pela não adjudicação para a concessão da utilização privativa de domínio público municipal para a implantação do “Zipline Nazaré”.

Este volte-face foi justificado pelo presidente da Câmara com a reprovação do projeto por uma “franja muito significativa da população”.

“A ideia era interessante e inovadora, tendo inclusivamente sido distinguida com um prémio do Turismo do Centro, e acreditávamos que traria uma nova área de mercado para a Nazaré”, sublinhou o chefe do executivo municipal. Contudo, “a oposição evidente e incontornável dos cidadãos nazarenos ao projeto veio contradizer a existência de um interesse público na sua implementação”, conforme é esplanado no documento da ordem de trabalhos da reunião de Câmara.

Região de Cister - Assine já!

Walter Chicharro, que propôs ao executivo a deliberação da revogação, adiantou ainda que “nada teve a ver com a campanha de publicidade e marketing levada a cabo pela empresa”, tomando por garantido o projeto.

Ao concurso público, aberto no final de 2018, foi apresentada uma única proposta, a da Geração Give, que estava em fase de análise. Com este recuo, o concurso fica sem efeito, podendo a empresa pedir uma indemnização pelos encargos em que, comprovadamente, incorreu com a elaboração da proposta.

O Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré defende, em comunicado, que para a decisão do executivo municipal “pesou, forçosamente, a força e consequência da luta e de todas as pessoas que a sentiram como sua, dando mais força ao Movimento Cívico e popular”.

Também a CDU, em comunicado, lembrou que “a voz dos deputados comunistas nunca se calou perante tamanho crime ambiental e paisagístico”, tendo levado o assunto ao Parlamento Europeu.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!