Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Câmara da Nazaré deixa cair projeto do zipline

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré decidiu, por unanimidade, esta segunda-feira, deixar cair o projeto do zipline, optando pela não adjudicação para a concessão da utilização privativa de domínio público municipal para a implantação do “Zipline Nazaré”.

Este volte-face foi justificado pelo presidente da Câmara com a reprovação do projeto por uma “franja muito significativa da população”.

“A ideia era interessante e inovadora, tendo inclusivamente sido distinguida com um prémio do Turismo do Centro, e acreditávamos que traria uma nova área de mercado para a Nazaré”, sublinhou o chefe do executivo municipal. Contudo, “a oposição evidente e incontornável dos cidadãos nazarenos ao projeto veio contradizer a existência de um interesse público na sua implementação”, conforme é esplanado no documento da ordem de trabalhos da reunião de Câmara.

Walter Chicharro, que propôs ao executivo a deliberação da revogação, adiantou ainda que “nada teve a ver com a campanha de publicidade e marketing levada a cabo pela empresa”, tomando por garantido o projeto.

Ao concurso público, aberto no final de 2018, foi apresentada uma única proposta, a da Geração Give, que estava em fase de análise. Com este recuo, o concurso fica sem efeito, podendo a empresa pedir uma indemnização pelos encargos em que, comprovadamente, incorreu com a elaboração da proposta.

O Movimento Cívico pela Defesa do Promontório da Nazaré defende, em comunicado, que para a decisão do executivo municipal “pesou, forçosamente, a força e consequência da luta e de todas as pessoas que a sentiram como sua, dando mais força ao Movimento Cívico e popular”.

Também a CDU, em comunicado, lembrou que “a voz dos deputados comunistas nunca se calou perante tamanho crime ambiental e paisagístico”, tendo levado o assunto ao Parlamento Europeu.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!