Quarta-feira, Novembro 19, 2025
Quarta-feira, Novembro 19, 2025

Ministra da Saúde inaugura USF da Benedita

Data:

Partilhar artigo:

A ministra da Saúde inaugurou, esta quarta-feira, a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Maria da Benedita. Durante a cerimónia, Marta Temido elogiou o esforço e a dedicação dos funcionários da unidade de saúde “que há muitos anos trabalham em condições que nem sempre são as melhores”.

A ministra da Saúde inaugurou, esta quarta-feira, a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santa Maria da Benedita. Durante a cerimónia, Marta Temido elogiou o esforço e a dedicação dos funcionários da unidade de saúde “que há muitos anos trabalham em condições que nem sempre são as melhores”.

A governante sublinhou que a obra é “o assinalar da possibilidade de o Serviço Nacional de Saúde progredir e se ir modernizando”. “É importante referir, que esta obra só foi possível porque houve a ajuda da Câmara”, lembrou a ministra, que aproveitou o momento para reiterar a necessidade da construção do novo hospital do Oeste, conforme apontou o presidente da Câmara de Alcobaça. “Quem decide a alocação de recursos tem de pensar que Portugal não acaba e começa em Lisboa. É um País relativamente pequeno, mas onde temos grandes assimetrias tanto a nível de rendimento, como das infraestruturas e dos recursos humanos”, declarou Marta Temido, parabenizando todos os beneditenses pela perseverança.

Região de Cister - Assine Já!

Por seu turno, Paulo Inácio sublinhou a importância da USF “que vem suprimir uma necessidade gritante que havia a nível de infraestruturas de cuidado de saúde primário”, revelando que o investimento “necessário para a saúde” também foi catalisador para requalificar toda a zona envolvente, projeto que já está elaborado pelos arquitetos responsáveis pela USF.

O autarca lançou ainda o repto de Alcobaça ser o primeiro município do País a ter, em parceria com o Ministério da Saúde, uma equipa de SOS de consultas domiciliárias preferencialmente para idosos ou com mobilidade reduzida. Essa equipa SOS, constituída por médico, enfermeiro e uma viatura, além do acompanhamento médico visa melhorar a articulação com os meios complementares de diagnóstico. Além disso, Paulo Inácio reforçou, junto da governante, o desejo de concretizar as obras de requalificação do Centro de Saúde de Aljubarrota.

O chefe do executivo municipal aproveitou ainda a presença da ministra para reclamar “encarecidamente” por obras de requalificação do IC2, “local onde têm ocorrido muitos acidentes”. Os protestos que estavam a ser preparados sobre o assunto poderão estar na origem do cancelamento, à última hora, da deslocação do primeiro-ministro à Benedita, o que causou algum desconforto entre os populares.

AD Footer

Artigos Relacionados

Cadela terapeuta ajuda crianças com necessidades especiais em Pataias

Na pequena sala de apoio da EB1 de Pataias, um menino do 2.º ano trabalha descontraído e concentrado...

Religião, fé e ciência (re)unidas à mesa em Alcobaça? SiGA!

Os crentes acreditam ter sido Deus o responsável pela criação do universo, os ateus defendem a teoria do...

Celense entre os finalistas do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2025

O celense Vasco Eusébio, da produtora Krypton, está entre os cinco finalistas da categoria de edição do Ranking...

DaTerra está na antiga escola da Mélvoa e prepara nova fase

A Associação DaTerra, conhecida pelo Festival da Terra na Lagoa de Pataias, iniciou um novo capítulo com a...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!