Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Feira do Livro da Biblioteca da Nazaré evoca obra de Saramago

Data:

Partilhar artigo:

A 44.ª edição da Feira do Livro da Nazaré, que vai evocar a obra de José Saramago, abre ao público esta sexta-feira, mas os trabalhos de instalação do certame já começaram há algum tempo.

A 44.ª edição da Feira do Livro da Nazaré, que vai evocar a obra de José Saramago, abre ao público esta sexta-feira, mas os trabalhos de instalação do certame já começaram há algum tempo. Afinal, é preciso acondicionar da melhor maneira no Centro Cultural da vila os cerca de 40.000 livros que estarão à disposição do público durante os 23 dias de um evento organizado pela coletividade popular Biblioteca da Nazaré.

Este ano, a Feira do Livro da vila, que abre oficialmente no dia 19 às 21:30 horas, conta com um aliado de peso: a Fundação José Saramago. Os 20 anos da atribuição do Nobel da Literatura levaram a organização a encetar contactos com a instituição e os reflexos foram imediatos. Assim, será instalada na Feira a exposição de ilustrações “A maior flor do mundo”, sobre a vida e obra de José Saramago. E Sérgio Letria, da Fundação com o nome do autor de “O Memorial do Convento”, marcará presença no evento, para uma conversa com os leitores.

Região de Cister - Assine Já!

De resto, as atividades paralelas da Feira continuam a ser um chamariz, estando previstas “conversas” com os autores Mário Galego (este sábado), Paulo Branco Lima (dia 26) e Alexandre Esgaio e Carmen Zita Ferreira (dia 27), sempre às 21:30 horas. 

O nazareno Jaime Rocha desloca-se à Feira no dia 25 para apresentar a nova obra “O Estendal e outros Contos”, que merecerá uma leitura encenada. A 2 de agosto será a vez de a nazarena Isabel Ricardo Amaral apresentar o último livro da saga “Os aventureiros”, enquanto no dia seguinte Senos da Fonseca falará sobre a obra “Os Últimos Terranovas Portugueses”, com a temática da pesca do bacalhau em cima da mesa. Por fim, no dia 9, o beneditense António M. Catarino apresenta a sua obra mais recente, intitulada “Saudade”.

A organização da Feira do Livro é uma das principais fontes de receita da Biblioteca da Nazaré, uma coletividade que está a comemorar 80 anos de serviço à comunidade e que possui o mais importante espólio documental do concelho. “É à Feira que vamos buscar a fatia de leão do nosso orçamento anual”, assume o presidente João Paulo Delgado, elogiando o “trabalho de muitos voluntários” na montagem, execução e desmontagem do evento. A 1.ª edição da Feira do Livro da Nazaré teve lugar em 1974, no Largo de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio, e passou por vários locais, até estabilizar, desde 1995, no Centro Cultural.

 

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!