Quinta-feira, Julho 7, 2022
Quinta-feira, Julho 7, 2022

Câmara quer ligar Pederneira e Praia através de um Ascensor

Data:

Partilhar artigo:

Está a ser ultimado um projeto de construção de um Ascensor entre a Pederneira e a Nazaré, com vista à apresentação de uma candidatura a fundos comunitários. A primeira avaliação da obra, ainda embrionária, aponta para um investimento de cerca de 4 milhões de euros.

 

Está a ser ultimado um projeto de construção de um Ascensor entre a Pederneira e a Nazaré, com vista à apresentação de uma candidatura a fundos comunitários. A primeira avaliação da obra, ainda embrionária, aponta para um investimento de cerca de 4 milhões de euros.

O projeto do Ascensor será “determinante para o plano de mobilidade urbana sustentável do concelho da Nazaré, garantindo e melhorando a acessibilidade para habitantes, turistas e visitantes ao núcleo urbano mais antigo da Pederneira”, justifica o presidente da Câmara da Nazaré. “Numa lógica de descarbonizaçao, retirada de viaturas do centro da Pederneira e ativação económica deste centro urbano, mas acima de tudo facilitando o acesso à Pederneira com um ativo que afirma a Nazaré enquanto concelho moderno e que pensa a mobilidade facilitada como elemento de afirmação e dinamização territorial”, acrescenta Walter Chicharro, em declarações ao REGIÃO DE CISTER.

A candidatura do projeto deverá ser apresentada nos próximos meses, sendo certo que o “aviso abrirá seguramente no final do ano”. Também “os estudos geológicos e a topografia estão já contratados e serão executados nos próximos dias, semanas”, confirma o socialista. 

Para isso, está também a ser preparada uma alteração ao PDM para a execução do ascensor entre a Pederneira e a Nazaré. “De acordo com os procedimentos corretos do ordenamento do território, essa alteração levará demorar cerca de seis meses”, adianta. 
A ser concretizado, o Ascensor vai partir do miradouro do Largo da Igreja da Misericórdia da Pederneira e chegará por via subterrânea até ao terreno ao lado do hotel Villamar. “Do final da encosta da Pederneira entrará em túnel por debaixo da Estrada Nacional 242, sendo o acesso à rua feito por elevador vertical da zona de chegada ao nível térreo”, explica o autarca.

O socialista já tinha revelado a intenção no desenvolvimento de um funicular que ligue a Pederneira ao centro da vila piscatória, mas só agora surgiu “a possibilidade de haver financiamento comunitário para ascensores”, o que levou ao aceleramento do projeto. 

Em 2009, a Câmara abriu um concurso público para a construção de um teleférico para a Pederneira. A autarquia liderada por Jorge Barroso (PSD) chegou a receber uma verba do Turismo de Portugal, o estaleiro foi criado, mas a obra nunca avançou.

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Central-periférica abre portas em Alcobaça a artistas em situação de risco

Um dos edifícios do centro histórico de Alcobaça está a dar “teto” a artistas internacionais. É ali, mais...

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!