Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

Escuteiros de Alfeizerão vivem Jamboree nos Estados Unidos

Data:

Partilhar artigo:

Onze elementos dos  escuteiros do Agrupamento CNE-909 Alfeizerão celebraram o encontro mundial de escuteiros Jamboree, em Virgínia, nos Estados Unidos. Voaram para o outro lado do oceano e armaram tendas no “Summit Bechtel Reserve”.

 

Onze elementos dos  escuteiros do Agrupamento CNE-909 Alfeizerão celebraram o encontro mundial de escuteiros Jamboree, em Virgínia, nos Estados Unidos. Voaram para o outro lado do oceano e armaram tendas no “Summit Bechtel Reserve”. 

 

Marco Faustino, indicado pela Federação Escotista de Portugal (FEP) como chefe de contingente de Portugal que tem 870 participantes e responsável pelo agrupamento de Alfeizerão, confirmou ao REGIÃO DE CISTER que “nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, o 909 é o único participante”. “Do Oeste só nós e um elemento de Óbidos “, acrescentou. O grupo de Alfeizerão é constituído por sete pioneiros, três dirigentes e uma caminheira.

Região de Cister - Assine Já!

Mas esta não é a primeira vez que o 909  cruza fronteiras para se juntar a outros escuteiros. “Estivemos no Reino Unido em 2007, na Suécia em 2011, no Japão em 2015 e agora na West Virgínia em 2019”, enumerou o dirigente.

Mas, o que é, afinal, o Jamboree? O “World Scout Jamboree”, ou encontro mundial de escutismo, é o evento que reúne, de quatro em quatro anos, escuteiros de 150 países entre os 14 e os 18 anos. Segundo Marco Faustino, “um Jamboree mundial representa o culminar de uma fase no crescimento dos nossos jovens. Viver em total harmonia com escuteiros de 150 países numa cidade com mais de 40 mil habitantes dá oportunidades de desenvolvimento e crescimento que só podem ser vividas aqui”.

Acima de tudo, é uma oportunidade de viverem “desde experiências muito radicais a trocas culturais, partilha, vivência em comunidade”, concluiu o coordenador.

Os participantes portugueses tanto podem integrar o Corpo Nacional de Escutas (católico), como a Associação de Escoteiros de Portugal (multiconfesional). Ambos estão integrados no FEP, que os representa em atividades internacionais.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!