Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Escuteiros de Alfeizerão vivem Jamboree nos Estados Unidos

Data:

Partilhar artigo:

Onze elementos dos  escuteiros do Agrupamento CNE-909 Alfeizerão celebraram o encontro mundial de escuteiros Jamboree, em Virgínia, nos Estados Unidos. Voaram para o outro lado do oceano e armaram tendas no “Summit Bechtel Reserve”.

 

Onze elementos dos  escuteiros do Agrupamento CNE-909 Alfeizerão celebraram o encontro mundial de escuteiros Jamboree, em Virgínia, nos Estados Unidos. Voaram para o outro lado do oceano e armaram tendas no “Summit Bechtel Reserve”. 

 

Marco Faustino, indicado pela Federação Escotista de Portugal (FEP) como chefe de contingente de Portugal que tem 870 participantes e responsável pelo agrupamento de Alfeizerão, confirmou ao REGIÃO DE CISTER que “nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, o 909 é o único participante”. “Do Oeste só nós e um elemento de Óbidos “, acrescentou. O grupo de Alfeizerão é constituído por sete pioneiros, três dirigentes e uma caminheira.

Região de Cister - Assine já!

Mas esta não é a primeira vez que o 909  cruza fronteiras para se juntar a outros escuteiros. “Estivemos no Reino Unido em 2007, na Suécia em 2011, no Japão em 2015 e agora na West Virgínia em 2019”, enumerou o dirigente.

Mas, o que é, afinal, o Jamboree? O “World Scout Jamboree”, ou encontro mundial de escutismo, é o evento que reúne, de quatro em quatro anos, escuteiros de 150 países entre os 14 e os 18 anos. Segundo Marco Faustino, “um Jamboree mundial representa o culminar de uma fase no crescimento dos nossos jovens. Viver em total harmonia com escuteiros de 150 países numa cidade com mais de 40 mil habitantes dá oportunidades de desenvolvimento e crescimento que só podem ser vividas aqui”.

Acima de tudo, é uma oportunidade de viverem “desde experiências muito radicais a trocas culturais, partilha, vivência em comunidade”, concluiu o coordenador.

Os participantes portugueses tanto podem integrar o Corpo Nacional de Escutas (católico), como a Associação de Escoteiros de Portugal (multiconfesional). Ambos estão integrados no FEP, que os representa em atividades internacionais.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Cartoon 24-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!