Segunda-feira, Maio 27, 2024
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Escuteiros de Alfeizerão vivem Jamboree nos Estados Unidos

Data:

Partilhar artigo:

Onze elementos dos  escuteiros do Agrupamento CNE-909 Alfeizerão celebraram o encontro mundial de escuteiros Jamboree, em Virgínia, nos Estados Unidos. Voaram para o outro lado do oceano e armaram tendas no “Summit Bechtel Reserve”.

 

Onze elementos dos  escuteiros do Agrupamento CNE-909 Alfeizerão celebraram o encontro mundial de escuteiros Jamboree, em Virgínia, nos Estados Unidos. Voaram para o outro lado do oceano e armaram tendas no “Summit Bechtel Reserve”. 

 

Marco Faustino, indicado pela Federação Escotista de Portugal (FEP) como chefe de contingente de Portugal que tem 870 participantes e responsável pelo agrupamento de Alfeizerão, confirmou ao REGIÃO DE CISTER que “nos concelhos de Alcobaça e da Nazaré, o 909 é o único participante”. “Do Oeste só nós e um elemento de Óbidos “, acrescentou. O grupo de Alfeizerão é constituído por sete pioneiros, três dirigentes e uma caminheira.

Região de Cister - Assine já!

Mas esta não é a primeira vez que o 909  cruza fronteiras para se juntar a outros escuteiros. “Estivemos no Reino Unido em 2007, na Suécia em 2011, no Japão em 2015 e agora na West Virgínia em 2019”, enumerou o dirigente.

Mas, o que é, afinal, o Jamboree? O “World Scout Jamboree”, ou encontro mundial de escutismo, é o evento que reúne, de quatro em quatro anos, escuteiros de 150 países entre os 14 e os 18 anos. Segundo Marco Faustino, “um Jamboree mundial representa o culminar de uma fase no crescimento dos nossos jovens. Viver em total harmonia com escuteiros de 150 países numa cidade com mais de 40 mil habitantes dá oportunidades de desenvolvimento e crescimento que só podem ser vividas aqui”.

Acima de tudo, é uma oportunidade de viverem “desde experiências muito radicais a trocas culturais, partilha, vivência em comunidade”, concluiu o coordenador.

Os participantes portugueses tanto podem integrar o Corpo Nacional de Escutas (católico), como a Associação de Escoteiros de Portugal (multiconfesional). Ambos estão integrados no FEP, que os representa em atividades internacionais.

 

AD Footer

Artigos Relacionados

Alcobaça tem quatro farmácias que apoiam famílias em situação de carência

Quatro farmácias do concelho de Alcobaça integram o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude, que...

Tradições ribeirinhas recriadas para dar mais vida à Cela Velha

A vida na Cela Velha não é propriamente um corrupio, mas, uma vez por ano, e há 36...

Praias de Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Salgado mantêm selo Zero Poluição

A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável divulgou, na passada semana, a lista de praias classificadas como Zero...

Mercearia das Paredes muda de mãos e abre todo o ano

Mesmo em frente ao mar, em Paredes da Vitória, reabriu, no início deste mês, a Mercearia das Paredes,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!