Terça-feira, Julho 5, 2022
Terça-feira, Julho 5, 2022

Fablab alicia empresários e jovens de Porto de Mós a potenciar ideias

Data:

Partilhar artigo:

Foi inaugurado esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  o Laboratório de Fabricação de Porto de Mós, instalado no edifício do Espaço Jovem. A ideia do FabLab é potenciar o desenvolvimento de competências e conhecimento de jovens e de empresários do concelho.

Foi inaugurado esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior,  o Laboratório de Fabricação de Porto de Mós, instalado no edifício do Espaço Jovem. A ideia do FabLab é potenciar o desenvolvimento de competências e conhecimento de jovens e de empresários do concelho.

Trata-se de “um projeto inovador e pioneiro na região, composto por um conjunto de ferramentas de prototipagem, cujo conceito foi desenhado e pensado para a comunidade, dotando Porto de Mós de um polo que disponibiliza tecnologia aberta à experimentação para todos“, sublinhou o presidente da Câmara de Porto de Mós, durante a inauguração. Outro dos objetivos do projeto passa por “apoiar o dinâmico tecido empresarial da região, sobretudo as empresas que assentam o seu modelo de negócio na prototipagem e desenvolvimento“, enfatizou Jorge Vala.

No FabLab será, assim, possível “desenhar, desenvolver, fabricar e testar soluções e produtos inovadores, dispondo de um lab manager para prestar apoio aos utilizadores no manuseamento das máquinas”. Estão ainda planeados um conjunto de workshops, desde a maquinação em CNC, à robótica, automação até às técnicas de tecelagem em junco, com o objetivo de “estimular uma perspetiva de real exploração e experimentação“, enumerou o chefe do executivo municipal. O espaço será também o “ponto de encontro refular de interessados nestas temáticas, através do programa de palestras em colaboração com as escolas, sobretudo do ensino superior, e com as empresas”, concluiu.

“Espero e acredito que este Laboratório consiga gerar conhecimento e gerar a potência pelo conhecimento dos muitos alunos e dos empresários do concelho“, sublinhou o secretário do Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Para João Teixeira, “o Fablab tem o condão de desenvolver apetências, quer nos jovens, quer nos empresários, e de introduzir uma cultura de conhecimento que leve à modificação do nosso paradigma económico“.

Durante a visita ao espaço, houve a oportunidade de conhecer as potencialidades do espaço, as máquinas e ferramenta disponíveis para a execução de projetos e, também, alguns trabalhos já executados no laboratório, que abriu ao público recentemente. Integrado na rede global de FabLabs, o FabLab de Porto de Mós será inscrito na rede mundial de FabLabs.io (MIT).

 

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Duas empresas de Alcobaça distinguidas como “Gazela 2021”

A construtora A.B. Inácio, LDA, sediada na Benedita, e a fabricante HC - Caixilharia LDA, localizada na Cela...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!