Sexta-feira, Maio 9, 2025
Sexta-feira, Maio 9, 2025

Mulher ao volante

Data:

Partilhar artigo:

Vem de uma família que é proprietária de uma das maiores empresas da região ligadas aos motores (Benimoto), mas não fica conformada com o lado de fora da pista. Sara Ferreira venceu, na categoria SSV (side-by-side) o Baja TT, este mês de setembro, em Idanha-a-Nova, e tornou-se na primeira mulher da região a competir num rali todo-o-terreno. Uma estreia que vai, certamente, recordar.

Vem de uma família que é proprietária de uma das maiores empresas da região ligadas aos motores (Benimoto), mas não fica conformada com o lado de fora da pista. Sara Ferreira venceu, na categoria SSV (side-by-side) o Baja TT, este mês de setembro, em Idanha-a-Nova, e tornou-se na primeira mulher da região a competir num rali todo-o-terreno. Uma estreia que vai, certamente, recordar.

O gosto pela condução começou logo aos 3 anos, quando lhe ofereceram a primeira moto-4, uma Suzuki, com a qual chegava a passear “por alguns troços de estradas”, recordou ao REGIÃO DE CISTER, a piloto, de 33 anos, que é licenciada em Relações Públicas, Marketing e Publicidade, num curso que a própria tinha escolhido para ajudar no “negócio de família”.

Região de Cister - Assine Já!

Mas como as motos de estrada não eram a prioridade, dedicou-se às motos de todo-o-terreno. “Nunca pensei entrar em competição, mas já fazia vários passeios”, ressalvou, recordando algumas travessias que realizou de norte a sul do país.

De veículos de duas rodas passou para os buggy. “Há cinco anos, quando se começou a ouvir falar deste tipo de veículos, o meu pai começou a comercializá-los e começámos a patrocinar alguns pilotos no campeonato nacional de todo-o-terreno”, afirmou a beneditense, que trabalha no negócio da família e que se dedica maioritariamente à ajuda no backoffice. “Como sempre estive envolvida nas provas, surgiu a oportunidade de participar numa e não recusei, até porque sempre tive vontade de o fazer”, contou, relembrando um pequeno acidente que teve a poucos dias da primeira prova. “Nem por isso perdi a vontade de competir”, frisou, acrescentando que a “adrenalina” que sentia numa moto era tão espetacular que também quis experimentar num SSV. “Queria sentir a emoção de estar dentro de um carro de corrida”, explicou Sara Ferreira.

E ser mulher no meio de homens é visto com bons olhos entre os aficionados da modalidade? “Quando percebi que tinha completado a prova em Idanha-a-Nova, e que a tinha vencido na classe senhoras, senti uma alegria enorme por parte de toda a minha equipa e esse momento vai ficar guardado para sempre”, relembra.

Apesar de naquela prova ter competido no escalão com apenas uma adversária, há… homens que já temem a condutora. “Houve quem me dissesse que não podia ficar atrás de nós”, brinca Sara Ferreira, contando, no entanto, que as palavras foram ditas em tom de brincadeira e que sentiu naqueles gestos “muito carinho” por parte dos outros pilotos. “Fui muito bem acolhida por todos os participantes”, destacou, relembrando a importância de ter ao lado a navegadora Susana Anastácio, que convidou a uma semana da estreia, e que é uma ajuda muito importante para a competição. “É a navegadora que me alerta dos perigos da pista, onde estão as curvas mais fechadas e as lombas, por exemplo…”

Após uma estreia que certamente não vai esquecer, Sara Ferreira lançou o repto a novos horizontes. A beneditense vai participar na prova Baja 500 Portalegre, entre os próximos dias 24 e 26, e que tem um percurso de mais de 420 quilómetros, divididos em três etapas. 

Mas este não é o sonho da piloto da Benedita. O grande objetivo é mesmo correr no Rali de Marrocos e no “topo dos topos” realizar o Rali dos Sertões, no Brasil. Por que não sonhar?

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: Eborense Sandra Coelho conquista Mundial de clubes

Sandra Coelho sagrou-se campeã do mundo de clubes, este domingo, depois de ter ajudado as espanholas do Vila...

Ténis: Veteranos de todo o País destacaram-se no regresso de torneio ao CT Alcobaça

Filipe Sustelo (Clube Ténis de Setúbal), Dominika Goreka (Lisboa RC) e a dupla Patrícia Couto (CTP Brandão)/Catarina Ferreira...

Homem detido por tentativa de homicídio em Pataias

Um homem, de 30 anos, foi detido pela Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!