Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

Alcobacense assinala 45.º aniversário

Data:

Partilhar artigo:

A família da Associação Alcobacense de Cultura e Desporto (AACD) reúne-se, este sábado, na Quinta do Acipreste para celebrar os 45 anos da instituição. 

A família da Associação Alcobacense de Cultura e Desporto (AACD) reúne-se, este sábado, na Quinta do Acipreste para celebrar os 45 anos da instituição. 

Um dia de festa para dirigentes, atletas, treinadores, pais e sócios de uma das coletividades mais acarinhadas na cidade. Em vésperas do almoço de celebração, cujas inscrições podem ser feitas no clube, o REGIÃO DE CISTER juntou alguns dos nomes marcantes da história do clube, que não escondem o orgulho pela intervenção da AACD em termos desportivos, sociais e culturais.

Região de Cister - Assine já!

Rui Coelho é um dos sócios-fundadores que, ainda hoje, se deslocam com frequência ao pavilhão. O antigo presidente da Câmara de Alcobaça precisa de recuar à época antes do 25 de abril de 1974 para recordar os primeiros passos da AACD. “A associação surge fruto de uma desinteligência no seio do Ginásio, nomeadamente com a sua secção de atletismo. Os seccionistas do futebol tornaram-nos a vida impossível e resolvemos avançar com um outro clube, amador, que até poderia vir a ter futebol”, lembra o antigo dirigente. “Criámos um grupo de 20 pessoas para criar o projeto de estatutos, que acabou por ser chumbado na Câmara e só viria a ser aprovado depois do 25 de Abril. Como havia pessoas no grupo já muito politizadas chegou a estar em cima da mesa o nome de ‘Comuna Alcobacense Cultura e Desporto’”, recorda. A AACD arrancou, assim, em 1974, com o andebol, herdando a equipa da Casa do Povo.  

Depois de uma temporada em inatividade, Martinho Ribeiro reativa o clube ao introduzir o hóquei em 1984. “Fui sócio-fundador, membro da Direção e atleta do Hóquei Clube de Turquel, mas depois de umas divergências com o treinador, vim para Alcobaça criar uma equipa de hóquei, primeiro no Ginásio e depois na AACD. “Como o Ginásio também não tinha condições para ter uma equipa de hóquei, pensámos em criar um clube de hóquei. Mas como tínhamos a AACD, que já tinha todos os estatutos aprovados, acabámos por vir para cá”, lembra.

O filho, Luís Ribeiro, recorda o episódio em que lhe deram uma camisola amarela, quando supostamente ainda representava o Ginásio, num torneio em Almeirim. Era juvenil quando jogou, pela primeira vez, para a AACD. Passados 35 anos, assume a braçadeira da equipa dos veteranos da Alcobacense, sendo o jogador do clube há mais tempo em atividade. “Fui atleta, treinador e depois de uma temporada na tropa vim com vontade de começar projetos e acabei por começar a fazer captação de atletas nas escolas“, recorda.

Pedro Mateus, o presidente que esteve mais tempo em funções, recorda os “tempos difíceis”. “Mas graças a uma conjunto de pessoas dedicadas conseguimos sempre dar a volta”, nota, lembrando Manuela Pombo e João Marques, mais conhecido por “João Coxo”. Joaquim Franquinho sucedeu a Pedro Mateus no cargo. “A AACD chegou a ter basquetebol, voleibol, ciclismo e andebol, mas apenas o hóquei em patins e a patinagem artística perduraram”, sublinha o dirigente, lembrando os 225 atletas que vestem a camisola da AACD. “É dos clubes do concelho com mais inscritos na Associação de Patinagem de Leiria”, acrescenta Diogo Branco, vice-presidente da Direção. Já Ana Sofia Delgado tem 17 anos e aos 4 que começou a patinar pela Alcobacense. Uma atleta que representa o crescimento da patinagem artística, num clube onde o hóquei é rei. Mas, para a Alcobacense, mais do que a modalidade é a formação que interessa.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!