Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Vasco Ribeiro dá “lições” de boas maneiras em novo livro

Data:

Partilhar artigo:

Devemos usar o telemóvel na mesa? Que roupa vestir para uma entrevista de emprego? A mulher pode ou não pagar a refeição? Estas são algumas das questões levantadas no novo livro do beneditense Vasco Ribeiro, intitulado “Etiqueta Moderna – O Manual das Novas Boas Maneiras”. 

 

Devemos usar o telemóvel na mesa? Que roupa vestir para uma entrevista de emprego? A mulher pode ou não pagar a refeição? Estas são algumas das questões levantadas no novo livro do beneditense Vasco Ribeiro, intitulado “Etiqueta Moderna – O Manual das Novas Boas Maneiras”. 

 

“A sociedade mudou e com ela os comportamentos. Deste modo urge a necessidade de debater esta temática e analisar algumas lacunas que se verificam no comportamento das novas gerações”, revela o autor ao REGIÃO DE CISTER. De acordo com Vasco Ribeiro, “a etiqueta não é algo ultrapassado ou fora da validade”, mas deverá ser “um tema cada vez mais debatido e que pode ser um forte aliado no sucesso pessoal, social e profissional”. 

Região de Cister - Assine Já!

Deste modo, o livro pode ser encarado como um guia prático repleto de dicas para responder aos novos desafios da sociedade moderna, ao retratar situações e episódios da vida contemporânea com os quais todos temos de lidar. Através de uma abordagem moderna e de uma linguagem simples, a obra debate 25 temas, entre eles comportamentos nas redes sociais, formas de tratamento interpessoais, etiqueta moderna no emprego, dress code em eventos, como lidar com animais de estimação em qualquer circunstância e até mesmo como gerir as reclamações quando insatisfeitos com algo. “Há ainda espaço para debater comportamentos à mesa e analisar os 12 erros mais comuns da etiqueta moderna”, sublinha o autor.

O manual de etiqueta conta com o prefácio do ator Ricardo Carriço, que Vasco Ribeiro considera ser uma “pessoa que se destaca pela positiva na temática da etiqueta”. “Uma das figuras femininas que considero ser irrepreensível é a Catarina Furtado. Uma pessoa que sabe estar e sabe como se apresentar, uma das coisas mais importantes neste tema”, acrescenta.

Além da aventura na escrita, Vasco Ribeiro é também embaixador e docente no ISLA de Santarém e comentador de televisão em etiqueta e protocolo. “Para conciliar os vários projetos aos quais me proponho, é imprescindível uma agenda organizada e uma paixão pelos mesmos”, reitera. “Tenho muito gosto em escrever sobre o tema e, durante a criação do livro, mesmo que chegasse a casa às 2 da manhã, não me custava nada escrever mais um ou dois parágrafos. Foi um gosto escrever este livro”, nota.

“Etiqueta Moderna – O Manual das Novas Boas Maneiras” será apresentado na Bertrand de Leiria a 30 de novembro e Vasco Ribeiro promete que “Alcobaça não está esquecida”, sendo um dos locais em agenda para a apresentação da obra. Até lá, e para não perder tempo, pode ir estudando as lições de boa etiqueta, e adquirir uma edição numa loja Fnac, Bertrand ou Wook. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!