Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Misericórdia de Porto de Mós investe 1 milhão em lar de idosos

Data:

Partilhar artigo:

A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós está a preparar remodelações nas suas instalações. O concurso público para a Alteração da Estrutura Residencial para Idosos está avaliado em cerca de 1 milhão de euros.

 

A Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós está a preparar remodelações nas suas instalações. O concurso público para a Alteração da Estrutura Residencial para Idosos está avaliado em cerca de 1 milhão de euros.

Ao REGIÃO DE CISTER, o provedor da Misericórdia revelou que “a empreitada deverá arrancar no primeiro trimestre” de 2020. Paulo Carreira explicou que a obra “é de grande importância” para a instituição e utentes devido ao notável “desgaste” provocado pela utilização ao longo dos últimos 30 anos. Deste modo, a intervenção do espaço visa melhorar as condições prestadas aos utentes, através da remodelação das cozinhas e dos quartos e da modernização de todas as infraestruturas básicas, nomeadamente ao nível das redes elétrica, de água e de esgotos. O provedor acredita que com a concretização das obras “estarão criadas as condições para avançar com outra tipologia de atividades direcionadas aos utentes”, sendo ainda possível reduzir os custos resultantes da manutenção do edifício, que “sobrecarregam o orçamento da instituição”.

Região de Cister - Assine Já!

O valor estimado para a empreitada será proveniente de financiamento bancário, fundos próprios da Santa Casa, donativos e de apoio da Câmara de Porto de Mós, mas o provedor revela que está ainda em estudo a “possibilidade de obter apoio de fundos comunitários ou estatais”.
Fundada em 1516, a Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós tem valências de Estrutura Residencial Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, Pré-Escolar, Unidade Cuidados Continuados e Serviço de Fisioterapia. A instituição tem atualmente 20 utentes no Centro de Dia e 60 idosos inseridos na valência de Estrutura Residencial que, de acordo com a entidade, é um importante apoio para “pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma, em situação de maior risco de perda de independência, ou em situações de inexistência de retaguarda social”. 

A instituição presta apoio domiciliário a 40 idosos do concelho, visando garantir “serviços de apoio orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento sadio, autónomo, ativo e plenamente integrado”.  Embora o foco da instituição no próximo ano seja a concretização desta “grande empreitada”, Paulo Carreira revela que “estão em análise obras de melhoramento no edifício de fisioterapia e a requalificação de imóveis antigos para o alojamento de pessoas carenciadas. 

AD Footer

Artigos Relacionados

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Nazarenos perde com o líder e diz adeus ao título na Divisão de Honra de futebol

O Nazarenos perdeu na receção ao Sp. Pombal (0-3), numa partida disputada no passado domingo, e viu os...

CRP Ribafria reforça estatuto de campeã distrital de patinagem artística pelo sexto ano

A equipa de patinagem artística do CRP Ribafria é campeã distrital desde… 2018. O estatuto de formação dominadora...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!