Sábado, Julho 12, 2025
Sábado, Julho 12, 2025

Jovens criam associação para “agitar” cidade e agenda cultural

Data:

Partilhar artigo:

Dinamizar a cidade de Alcobaça e promover o desenvolvimento autónomo dos jovens são alguns dos objetivos da Associação Juvenil de Apoio à Ação ou A4. O projeto une jovens estudantes, em diferentes fases da sua vida, com o objetivo de colocar Alcobaça num lugar de destaque.

Dinamizar a cidade de Alcobaça e promover o desenvolvimento autónomo dos jovens são alguns dos objetivos da Associação Juvenil de Apoio à Ação ou A4. O projeto une jovens estudantes, em diferentes fases da sua vida, com o objetivo de colocar Alcobaça num lugar de destaque.

“O projeto nasceu de uma forma muito natural. Costumo dizer que só cultivei a semente e foram estes jovens que fizeram o restante florir”, revela ao REGIÃO DE CISTER Nuno Duarte, professor na Escola Secundária D. Inês de Castro (Esdica), que assume o papel de “consultor” no projeto. ”O objetivo é contribuir para o desenvolvimento de novas ideias na comunidade, alavancando a dinâmica do concelho e promovendo o desenvolvimento autónomo dos jovens da nossa região”, acrescenta o docente. 

Região de Cister - Assine Já!

O grupo é composto por alunos da Esdica e por ex-alunos da escola do Agrupamento de Escolas de Cister que são agora estudantes do ensino superior e que frequentaram a disciplina de Aplicações Informáticas. “Mesmo após a partida destes alunos foi possível manter o contacto e é interessante ver que a sua passagem pelo ensino secundário não foi apenas uma passagem leviana”, refere o professor, revelando orgulho no entusiasmo e atitude pró-ativa destes jovens. 

O “elevado potencial de Alcobaça enquanto comunidade e enquanto região” são para a A4 matérias-primas para o desenvolvimento de atividades. De acordo com os elementos da associação, “Alcobaça tem potencial que não está a ser propriamente desenvolvido por falta de iniciativa” e a missão dos jovens membros é contrariar esta “inércia”. “O desenvolvimento pessoal dos jovens, aliado ao desenvolvimento da região são os alicerces desta missão que ainda está a dar os primeiros passos”, reitera Nuno Duarte. 

O ano de 2020 promete ser decorrer “a todo o vapor” para a A4. Uma nova e maior edição da iniciativa “TEDxAlcobaça” e uma maratona de ideias a nível regional, baseada na sustentabilidade ambiental, são alguns dos projetos em desenvolvimento para o próximo ano. “Com estas iniciativas ambicionamos promover um debate cultural e social e envolver toda a comunidade, daí terem sido abertas candidaturas civis para a equipa TEDx“, explica. “Alcobaça tem muito potencial e inserida na região Oeste, que está sempre em movimento, é necessário fazer mais se não quer ser deixada para trás”, conclui o professor que semeou a A4.

AD Footer

Artigos Relacionados

Rodas d’Aço entregam cerca de 700 quilos de comida a famílias carenciadas

A associação Rodas d’Aço Motor Clube recolheu 690 quilos (!) de excedentes alimentares durante os nove dias das...

Armazém das Artes expõe as telas que o mar “dá” a Dino Luz

As telas que o mar dá a Dino Luz vão estar em exposição na galeria do Armazém das...

André Luís vive sonho como fisioterapeuta do Athletic Bilbao

Festejou os títulos de campeão nacional enquanto fisioterapeuta do Sporting, nas temporadas 2020/2021 e 2023/2024, mas quis o...

Atletismo: Beatriz Castelhano correu para o ouro nacional

Se dúvidas houvesse, já poucas restarão: Beatriz Castelhano (Arneirense) sagrou-se campeã nacional de 100 metros, no escalão de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!