Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

Comunidades devotas de N. Sr.ª da Nazaré reúnem-se no Sítio

Data:

Partilhar artigo:

A Nazaré vai ser o ponto de encontro internacional, entre os dias 24 e 26 de janeiro, das comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré. A iniciativa realiza-se no âmbito da candidatura do culto de Nossa Senhora da Nazaré a Património Imaterial da Humanidade. 

A Nazaré vai ser o ponto de encontro internacional, entre os dias 24 e 26 de janeiro, das comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré. A iniciativa realiza-se no âmbito da candidatura do culto de Nossa Senhora da Nazaré a Património Imaterial da Humanidade. 

O evento pretende “constituir um ponto de encontro de paróquias ou entidades organizadoras de manifestações devocionais”, além de servir de  espaço de partilha de ideias e experiências e aprofundamento dos laços entre pessoas e sítios unidos pela mesma cultura espiritual. “Além das comunidades portuguesas, brasileiras ou africanas onde a devoção ainda é viva, este encontro pretende incluir também os locais que permitem traçar uma antiguidade, ainda que lendária, da Imagem da Nossa Senhora da Nazaré até aos primórdios do Cristianismo”, sublinha a organização. 

Região de Cister - Assine Já!

Embora o programa do Encontro Internacional de Comunidades Devotas de Nossa Senhora da Nazaré ainda seja provisório, estando por confirmar a presença de alguns participantes, está agendado um pré-encontro para dia 22 com a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Nazaré, de Belém do Pará-Brasil, a Portugal, e a sua deslocação para a Sé Catedral ou para o Mosteiro dos Jerónimos, seguida de um momento de oração. No primeiro dia, a imagem será transportada para a Nazaré.

No dia 24, após a receção dos participantes, está agendado um momento de oração mariana no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, seguindo-se uma procissão das velas no Sítio e uma degustação de produtos da gastronomia portuguesa, em particular da Nazaré, no Palácio Real da Confraria. 

O segundo dia do encontro (25), que decorrerá no Teatro Chaby Pinheiro, será dedicado a conferências, com diversos painéis e temas, nos quais se destacam as participações de Helder Zahluth Barbalho, governador do Estado do Pará, Úrsula Vidal, secretária de Cultura do Estado do Pará, Álvaro Laborinho Lúcio, membro da Comissão de Honra da Candidatura (Portugal), D. Alberto Taveira Corrêa, arcebispo Metropolitano de Belém e representantes das cidades nas quais se acredita que a imagem de Nossa Senhora da Nazaré terá passado, antes de chegar a Portugal: Belém (Palestina), Nazaré (Israel), Annaba (Argélia) e Mérida (Espanha).

Uma missa celebrada por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, dá início ao último dia do conclave, que tem, ainda, agendada a discussão de uma proposta de constituição e lançamento de uma rede internacional das comunidades devotas de Nossa Senhora da Nazaré e a criação de um plano de salvaguarda das práticas e manifestações do culto. A candidatura será entregue no próximo mês de março.
 

AD Footer

Artigos Relacionados

Hóquei: HC Turquel despromovido ao segundo escalão

O cenário para ainda garantir a permanência antecipava-se de extrema dificuldade, mas a verdade é que veio a...

O pintor que fez da cerâmica e da azulejaria uma “tela” da vida

Foi de pincel na mão que Luís Sacadura desenhou o trajeto de uma vida particularmente preenchida. Disputado pelas...

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!