Sábado, Novembro 26, 2022
Sábado, Novembro 26, 2022

Padeira de Aljubarrota candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça vai candidatar a Padeira de Aljubarrota às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos.

A Câmara de Alcobaça vai candidatar a Padeira de Aljubarrota às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos.

A candidatura, já submetida pela autarquia, “perspetiva a afirmação definitiva no imaginário coletivo da figura da Padeira de Aljubarrota através da sua inclusão na restrita lista dos 7 símbolos, figuras, tradições e património imaterial mais representativos da identidade cultural nacional”, lê-se em comunicado. 

Região de Cister - Assine já!

O regulamento define “Lendas e Mitos” como “uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.” 

No âmbito desta missão de preservação e afirmação da genuinidade da cultura portuguesa, a vereadora da Cultura considera que “a Padeira de Aljubarrota, pelo seu simbolismo ancestral e pela sua carga mitológica e identitária, merece claramente um lugar entre estas 7 Maravilhas da Cultura Popular”. “Em 2019, marcámos uma forte presença com nossa doçaria conventual no concurso das 7 Maravilhas Doces. Este ano apostamos um símbolo que, tendo origem geográfica no nosso concelho, tem uma dimensão verdadeiramente nacional”, sublinhou Inês Silva.

Conhecida como a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida é uma figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385). A sua história constitui um dos maiores mitos fundacionais de Portugal, rezando a lenda que, com a sua pá de padeira, teria morto sete castelhanos escondidos no seu forno. 

Nesta fase inicial, os candidatos são divididos em 7 categorias:  Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes e Procissões e Romarias. Também na região as Janeiras de Mira de Aire estão na corrida.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!