Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Padeira de Aljubarrota candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara de Alcobaça vai candidatar a Padeira de Aljubarrota às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos.

A Câmara de Alcobaça vai candidatar a Padeira de Aljubarrota às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Lendas e Mitos.

A candidatura, já submetida pela autarquia, “perspetiva a afirmação definitiva no imaginário coletivo da figura da Padeira de Aljubarrota através da sua inclusão na restrita lista dos 7 símbolos, figuras, tradições e património imaterial mais representativos da identidade cultural nacional”, lê-se em comunicado. 

Região de Cister - Assine já!

O regulamento define “Lendas e Mitos” como “uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Uma lenda pode ser também verdadeira, o que é muito importante.” 

No âmbito desta missão de preservação e afirmação da genuinidade da cultura portuguesa, a vereadora da Cultura considera que “a Padeira de Aljubarrota, pelo seu simbolismo ancestral e pela sua carga mitológica e identitária, merece claramente um lugar entre estas 7 Maravilhas da Cultura Popular”. “Em 2019, marcámos uma forte presença com nossa doçaria conventual no concurso das 7 Maravilhas Doces. Este ano apostamos um símbolo que, tendo origem geográfica no nosso concelho, tem uma dimensão verdadeiramente nacional”, sublinhou Inês Silva.

Conhecida como a Padeira de Aljubarrota, Brites de Almeida é uma figura lendária associada à vitória dos portugueses contra as forças castelhanas, na Batalha de Aljubarrota (14 de agosto de 1385). A sua história constitui um dos maiores mitos fundacionais de Portugal, rezando a lenda que, com a sua pá de padeira, teria morto sete castelhanos escondidos no seu forno. 

Nesta fase inicial, os candidatos são divididos em 7 categorias:  Artesanato, Lendas e Mitos, Festas e Feiras, Músicas e Danças, Rituais e Costumes e Procissões e Romarias. Também na região as Janeiras de Mira de Aire estão na corrida.

AD Footer

Meridiano de Moscovo

Artigos Relacionados

Meridiano de Moscovo

Ainda antes de ter sido eleito, Putin já estava eleito, o que levou o Presidente do Parlamento Europeu,...

Iniciados do Alfeizerense interrompem ciclo vitorioso

13 meses depois, e pela primeira vez esta temporada, o Alfeizerense perdeu um jogo no escalão de iniciados....

Dom Fuas AC visita grande com sonho gigante na Taça

São 7 contra 7 e no fim cada um pode ganhar. É com esta confiança que o Dom...

S.A. Marionetas marca presença em festival espanhol

A S.A. Marionetas vai marcar presença na 8.ª edição do Festival de Titelles Portsxinel que decorre até ao...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!