Quinta-feira, Maio 1, 2025
Quinta-feira, Maio 1, 2025

Pastelaria Juncalense dá nas vistas com biscoitos do Juncal

Data:

Partilhar artigo:

Falar da Pastelaria Juncalense é falar dos biscoitos do Juncal, um dos doces mais tradicionais do concelho de Porto de Mós. O estabelecimento comercial está aberto há 23 anos, mas a proprietária já se dedica à produção destes biscoitos há 45 anos, o que pode bem explicar o sucesso desta “Casa com História”. 

Falar da Pastelaria Juncalense é falar dos biscoitos do Juncal, um dos doces mais tradicionais do concelho de Porto de Mós. O estabelecimento comercial está aberto há 23 anos, mas a proprietária já se dedica à produção destes biscoitos há 45 anos, o que pode bem explicar o sucesso desta “Casa com História”. 

“É difícil precisar o tempo que esta receita tem, mas pode ter mais de 500 anos”, assegura a proprietária do estabelecimento. “A receita veio da casa de uma família do Juncal” onde a tia da proprietária trabalhava, “mas já vinha de outras gerações antigas”, garante Lurdes Fidalgo. 

Região de Cister - Assine já!

Os “Biscoitos do Juncal”, em forma de argola ou de “esses”, conservam a tradição do bolo seco, assente no segredo da “receita ancestral” que conjuga “produtos endógenos” simples, naturais e tradicionais, sem corantes e conservantes, numa seleção de ingredientes como a farinha, os ovos, o açúcar e o limão, que dá a estes biscoitos o sabor que tão bem os caracteriza. Estes biscoitos ganharam ainda mais fama quando há cerca de um ano entraram na corrida para as 7 Maravilhas de Portugal. 

Depois de ter na sua posse a receita destes famosos biscoitos, Lurdes Fidalgo começou a confecioná-los na sua cozinha e a vendê-los para fora. A procura foi tanta que decidiu abrir um estabelecimento comercial, uma vez que já não conseguia dar conta do recado a partir de casa. Hoje em dia, chegam clientes de todo o lado à procura destes biscoitos, sendo o produto, como seria de esperar, mais vendido. Mas, com o passar do tempo e conforme as necessidades dos clientes, a pastelaria foi aumentando e adaptando a sua oferta. 

Além dos tradicionais produtos de pastelaria e dos bolos de aniversário, casamentos e batizados, feitos por encomenda, o estabelecimento comercial tem ao dispor dos clientes um vasto menu de refeições. 

Pratos típicos da cozinha portuguesa, sopas, hambúrgueres, cachorros-quentes e francesinhas são algumas das opções que os clientes podem encontrar nesta pastelaria do Juncal. “A nossa francesinha é uma especialidade da casa e tem uma receita única trazida do Porto”, assegura Lurdes Fidalgo. “Tudo o que é confecionado aqui tem fabrico próprio”, acrescenta.

Sem mãos a medir, principalmente nos pequenos-almoços e nos lanches, a proprietária da Pastelaria Juncalense conta com a ajuda das duas filhas na gestão do negócio e nas tarefas diárias e ainda com o trabalho de duas funcionárias.

AD Footer

Artigos Relacionados

Quatro praias da região voltam a hastear bandeiras azuis

As praias de Paredes da Vitória e de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, e da...

Triatleta João Pedro Silva candidata-se à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos

O beneditense João Pedro Silva é um dos 14 candidatos à Direção da Comissão de Atletas Olímpicos (CAO)...

Jovem constituído arguido por furtos em residências na freguesia de Alfeizerão

Um homem, de 27 anos, foi constituído arguido, no passado dia 17, pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC)...

Aluna de São Martinho do Porto entre as melhores do País nas Olímpiadas da Biologia

Kaixin Cheng, aluna do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, foi a única...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!