Domingo, Outubro 19, 2025
Domingo, Outubro 19, 2025

Marinha desativa engenho explosivo na Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

De acordo com um comunicado divulgado pela Marinha, os mergulhadores chegaram ao local pelas 19:30 horas e “iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração do engenho”, identificado como um “Marine Marker”. O “engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições” foi detonado cerca das 21 horas “com sucesso”.

Região de Cister - Assine já!

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas”, a Marinha esclarece que “este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento”. A sua composição – “contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura)” – pode causar “queimaduras graves se em contacto com a pele”.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga”, lê-se ainda no comunicado.  “Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados e /ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, acrescenta a Marinha.

Já em fevereiro de 2017, foi encontrado um engenho explosivo preso nas redes de pesca de uma embarcação ao largo da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Câmara da Nazaré alerta para presença de caravelas-portuguesas nas praias

A Câmara da Nazaré alertou, em comunicado enviado às redações, para a presença de caravelas-portuguesas ao longo da...

Bombeiros do Juncal celebram 40 anos com alerta para necessidades futuras

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Juncal comemorou 40 anos de atividade com uma cerimónia aberta à...

Associação de Bem-Estar da Cruz da Légua comemorou 40 anos junto da comunidade

A Associação de Bem-Estar da Cruz da Légua (ABECL) celebrou 40 anos desde que recebeu o seu primeiro...

Movimento e alma local encontram-se no Studyo Nazaré

A Nazaré ganhou um novo espaço de movimento e partilha com a abertura do Studyo Nazaré, um estúdio...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!