Terça-feira, Setembro 10, 2024
Terça-feira, Setembro 10, 2024

Marinha desativa engenho explosivo na Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

De acordo com um comunicado divulgado pela Marinha, os mergulhadores chegaram ao local pelas 19:30 horas e “iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração do engenho”, identificado como um “Marine Marker”. O “engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições” foi detonado cerca das 21 horas “com sucesso”.

Região de Cister - Assine já!

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas”, a Marinha esclarece que “este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento”. A sua composição – “contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura)” – pode causar “queimaduras graves se em contacto com a pele”.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga”, lê-se ainda no comunicado.  “Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados e /ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, acrescenta a Marinha.

Já em fevereiro de 2017, foi encontrado um engenho explosivo preso nas redes de pesca de uma embarcação ao largo da Nazaré.

AD Footer

Artigos Relacionados

Voleibol: João Simões despede-se após 22 anos na alta roda

22 anos depois de ter dado os primeiros passos ao serviço do Sport Operário Marinhense, o martingancense João...

Trofal faz “refresh” à marca Elite com uma nova coleção

Um estilo mais “trendy”, “cool” e “leve”. Assim é descrita a coleção cápsula, lançada antes do início do...

Casal venezuelano mantém “legado” de João Coelho

Maria Pinto e César Michelangelis trocaram a agitada e perigosa cidade petrolífera de El Tigre, na Venezuela, há...

Livro sobre centenário do Nazarenos motiva “tertúlia” na Biblioteca

A sessão servia para apresentar o livro sobre o centenário do Grupo Desportivo “Os Nazarenos”, mas, até por...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!