Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

Marinha desativa engenho explosivo na Nazaré

Data:

Partilhar artigo:

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

Os mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa desativaram, esta sexta-feira, um engenho explosivo encontrado na Nazaré.

De acordo com um comunicado divulgado pela Marinha, os mergulhadores chegaram ao local pelas 19:30 horas e “iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração do engenho”, identificado como um “Marine Marker”. O “engenho fumígeno utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições” foi detonado cerca das 21 horas “com sucesso”.

“Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas”, a Marinha esclarece que “este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento”. A sua composição – “contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura)” – pode causar “queimaduras graves se em contacto com a pele”.

“Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional contendo ainda parte da sua carga”, lê-se ainda no comunicado.  “Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados e /ou removidos devendo informar-se de imediato as autoridades ou utilizar o número nacional de emergência 112”, acrescenta a Marinha.

Já em fevereiro de 2017, foi encontrado um engenho explosivo preso nas redes de pesca de uma embarcação ao largo da Nazaré.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Dois detidos por tentativa de furto a residência em Famalicão

O Comando Territorial de Leiria, através do Posto Territorial da Valado dos Frades, deteve esta terça-feira dois homens...

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!