Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Covid-19 começa a parar região

Data:

Partilhar artigo:

Cancelado. É a palavra mais falada, escrita e ouvida nos últimos dias. O novo Coronavírus já obrigou ao cancelamento de eventos e à suspensão de competições desportivas na região, à semelhança do que tem acontecido por todo o País.

Cancelado. É a palavra mais falada, escrita e ouvida nos últimos dias. O novo Coronavírus já obrigou ao cancelamento de eventos e à suspensão de competições desportivas na região, à semelhança do que tem acontecido por todo o País.

A Câmara de Alcobaça foi das primeiras autarquias a suspender todas as atividades culturais. O presidente da Câmara determinou o cancelamento das atividades prevista para o próximo dia 21 de março, no âmbito das comemorações do 1.º aniversário do Parque Verde e do Dia Mundial da Árvore, da Floresta e da Agricultura 2020, e suspendeu a programação do Cine-Teatro de Alcobaça João D’Oliva Monteiro, bem como as atividades extraordinárias da Biblioteca Municipal de Alcobaça, ficando o equipamento somente aberto para utilização individual dos munícipes.

Região de Cister - Assine já!

Entretanto, a Câmara da Nazaré decidiu, esta quinta-feira, encerrar o Forte de São Miguel Arcanjo e cancelar o atendimento presencial nos Postos de Informação e Turismo, que passarão a efetuar a sua atividade de informação por telefone, email ou plataformas digitais existentes.

Com o intuito de seguir as indicações das autoridades de saúde, também a União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria procedeu ao cancelamento da Feira de Antiguidades e Velharias, a realizar este domingo no rossio. O exemplo foi seguido em São Martinho do Porto, onde a feira, que preenche toda a marginal, foi também suspensa. Sem surpresas, as Procissões do Senhor dos Passos, agendadas em Alcobaça e São Martinho do Porto para os próximos dias 15 e 29, respetivamente, foram igualmente canceladas. 

Com vista a contrariar a tendência crescente da propagação do vírus, o Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria restringiu as visitas, nos serviços de internamento do distrito a um acompanhante/cuidador, sem possibilidade de troca, face ao “risco moderado a elevado de importação de casos de coronavírus”. Além desta medida, serão ainda impedidas visitas a doentes em observação nos Serviços de Urgência Geral do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, à exceção de “acompanhantes de doentes vulneráveis”. No que respeita aos espaços de restauração, os refeitórios e bares das unidades hospitalares terão acesso restrito. 

Cientes dos riscos da infeção entre cidadãos com mais de 60 anos, as Misericórdias e os Lares Residenciais já colocaram em ação planos de contingência. Entre as medidas de prevenção e novos métodos de funcionamento, destacam-se a proibição da saída de idosos para convívios com familiares ou amigos e a autorização de apenas uma visita por dia. Também as Universidades Seniores do concelho de Alcobaça e da Nazaré já suspenderam as atividades. 

Enquanto aguardam uma decisão do Governo sobre o encerramento das escolas de todo o País, as instituições de ensino da região instalaram planos de contingência que consistem no cancelamento de visitas de estudo, intercâmbios e qualquer outra atividade que envolva a participação de elementos exteriores às escolas.  

Os clubes e associações dos concelhos de Alcobaça, Nazaré e Porto de Mós estão a seguir o plano de contingência e já anunciaram que durante os próximos dias as atividades desportivas e culturais vão estar suspensas. 

O REGIÃO DE CISTER sabe ainda que a suspeita de infeção de uma funcionária levou a que o Tribunal de Alcobaça adiasse um julgamento agendado para a passada terça-feira. O teste deu negativo para o vírus COVID-19.

Até à data, não há qualquer caso confirmado de Covid-19 no distrito de Leiria.

AD Footer

Artigos Relacionados

Loja de desporto com suporte técnico “GO4A Outdoor Store” abre na Ribafria

Abriu, no passado sábado, a nova loja de equipamento desportivo outdoor com serviço de acompanhamento técnico personalizado na...

Loja da marca de roupa portuguesa Tiffosi abre em frente ao Mosteiro

Foi inaugurada, na passada sexta-feira, na Praça de 25 de Abril, mesmo em frente ao Mosteiro de Alcobaça,...

Móveis Siopa & Baptista em expansão após aniversário

O crescimento dos Móveis Siopa & Baptista vai “obrigar” a empresa a expandir as suas instalações ainda no...

Revesperfil é uma das mil empresas que maios cresce na Europa

A Revesperfil, empresa que empreiteira na instalação de pavimentos e revestimentos e que está sediada em Porto de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!