A Câmara de Porto de Mós está a realizar ações de desinfeção antimicrobiana no espaço interior e exterior dos edifícios públicos e locais de elevado tráfego de pessoas em todo o concelho. O município de Alcobaça planeia medida semelhante.
Em Porto de Mós, as ações estão a ser realizadas em vários edifícios públicos, nomeadamente Segurança Social, Serviço de Finanças, Tribunal, Cartório Notarial, Centros de Saúde, Juntas de Freguesia, IPSS, GNR, Bombeiros e Câmara Municipal. Nos espaços públicos a intervenção tem sido efetuada em todos os locais de elevado tráfego de pessoas, nomeadamente farmácias, multibancos, zonas comerciais, passeios e via pública. A medida será aplicada em todas as freguesias do concelho de Porto de Mós, por tempo indeterminado.
Já a Câmara de Alcobaça vai iniciar esta sexta-feira um plano de desinfeção das ruas do concelho, sobretudo nas zonas de maior afluência junto a supermercados e farmácias. O presidente da câmara de Alcobaça explicou que “os serviços estão a procurar a fórmula adequada para a higienização de ruas em todo o concelho de forma a minimizar possíveis correntes de contágio do novo coronavírus”.
O plano de higienização será repetido “duas vezes por semana nas ruas mais movimentadas, quer da cidade quer das freguesias”, explicou Paulo Inácio, acrescentando haver “uma maior preocupação em desinfetar as artérias de acesso aos supermercados e farmácias”.
Também os transportes urbanos da Nazaré reforçaram a limpeza, especialmente nas áreas de maior contacto manual, no âmbito das medidas de precaução para evitar casos de contágio a bordo por Covid-19.