Domingo, Novembro 24, 2024
Domingo, Novembro 24, 2024

Futebol: Tiago Esgaio estreou-se a marcar na Liga NOS num dia de grandes emoções

Data:

Partilhar artigo:

O dia 28 de setembro de 2019 vai ficar para sempre marcado na memória de Tiago Esgaio. De manhã, soube da morte da sua avó e ao fim do dia foi brindado com o nascimento da filha Maria e estreou-se a marcar na Liga NOS, na derrota do Belenenses com o Famalicão, por 1-3. 

O dia 28 de setembro de 2019 vai ficar para sempre marcado na memória de Tiago Esgaio. De manhã, soube da morte da sua avó e ao fim do dia foi brindado com o nascimento da filha Maria e estreou-se a marcar na Liga NOS, na derrota do Belenenses com o Famalicão, por 1-3. O nazareno fez o primeiro golo no principal escalão nacional pelo Belenenses SAD naquele que será para sempre o golo mais bonito da sua carreira. 

Uma hora antes de ter início a partida diante do, até então, líder  do campeonato, o lateral -direito soube do nascimento da filha. “Foi um dia cheio de emoções e sabia que a qualquer momento ela podia nascer”, conta ao REGIÃO DE CISTER, acrescentando que foi informado quando estava a equipar-se para fazer o aquecimento. “A minha mulher já me tinha dito que queria que eu jogasse, pois iria ser a minha estreia a titular pelo Belenenses na Liga NOS”, revela o nazareno, afirmando que, apesar de lamentar não ter assistido ao parto, comemorou o momento com um golo muito especial.

Região de Cister - Assine Já!

“Era muito provável que a minha filha nascesse naquele dia e passei o dia a comentar com os meus colegas que ia marcar um golo”. Dito e feito.

Tiago Esgaio deu um salto na carreira no defeso de verão após trocar o Torreense, que atua no Campeonato de Portugal, pelo Belenenses SAD, que milita na 1.ª Divisão nacional. “Foi o salto que precisava para ganhar mais competitividade”, nota o nazareno, que no Campeonato de Portugal era uma das peças chave da formação de Torres Vedras, jogando em todos os encontros.

Mas antes da primeira aventura no primeiro escalão, o nazareno cumpriu cinco épocas naquele escalão: duas ao serviço do Caldas, clube pelo qual se estreou enquanto sénior, e três pelo Torreense. Uma carreira consistente que lhe valeu a chamada ao plantel então orientado por Silas. “O mister conversava várias vezes comigo e elogiava o meu desempenho, mas a minha oportunidade só surgiu com a chegada do treinador Pedro Ribeiro” conta o jogador, de 24 anos.

O destaque, contudo, não surgiu enquanto médio, posição em que sempre jogou até esta temporada. Tiago Esgaio assumiu a titularidade como lateral-direito, dado que as duas opções para aquele lugar estavam indisponíveis. “Foi por falta de opções, mas foi na lateral que acabei por ganhar o meu lugar”, reitera o menino entre os grandes, que até já foi considerado por três vezes o “Homem do jogo” pelo site GoalPoint, que analisa a performance individual de cada jogador.

A história de Tiago remonta a 2003/2004 quando começou a jogar pelo escalão de escolas do Nazarenos, clube que representou durante seis temporadas, mas desde os 5 anos que se habituou a jogar com os mais velhos, nomeadamente com o irmão Ricardo Esgaio (Sp. Braga). “Nasci rodeado de futebolistas na família pelo que só podia ser futebolista”, nota.

Em 2009/2010 reforça a equipa de iniciados da U. Leiria, pelo qual fez a estreia em campeonatos nacionais, e, volvidas quatro épocas termina a formação ao serviço do Rio Ave. O lateral começou a escrever a sua história por vários clubes de todo o País desde muito cedo, pelo que é esperado que o continue a fazer. No Estádio Nacional ou em novos desafios.

Irmão Ricardo Esgaio é a referência na carreira…

Tiago Esgaio cumpre esta época a primeira aventura na 1.ª Liga, mas é no irmão que tem a referência. Ricardo Esgaio é o capitão do Sp. Braga e já atua há oito temporadas no principal escalão. “Desde pequenos que o vejo como exemplo e ainda hoje o tenho como referência”, disse Tiago, relembrando os jogos em que jogou do lado oposto ao seu ídolo.

O primeiro embate entre os irmãos Esgaio foi num encontro do nacional de juvenis pela U. Leiria, em que Ricardo (Sporting) levou a melhor, e o segundo desafio foi já esta temporada com a vitória a sorrir novamente a Ricardo Esgaio, por 1-7, ao serviço dos Guerreiros do Minho.

Os irmãos Esgaio, assim como Stephen Eustáquio, ao serviço do Paços de Ferreira, são os únicos representantes dos concelhos da região na Liga NOS e Tiago assume o desejo de jogar com o irmão. “É um sonho partilhar o mesmo balneário com o meu irmão” atira o jovem lateral, sublinhando que “algum vai ter de se readaptar”. É que ambos são laterais direitos e no 11 titular só há lugar para um. “Não interessa em que posição seja, mas tínhamos de estar os dois em campo”, destaca.

Para já, e enquanto são adversários, Tiago Esgaio tem uma “desforra” por completar.

AD Footer

Os senhores da guerra

Artigos Relacionados

Os senhores da guerra

Quem são eles? Somos todos nós. Quem no café, disparata sobre russos e ucranianos, israelitas e palestinos, sudaneses, como se...

Melanie Santos lança livro para inspirar gerações futuras

A alcobacense Melanie Santos voltou a “casa”, na quarta-feira da semana passada, para apresentar o livro “Além da...

Continente abre loja Bom Dia na Benedita

A loja Continente Bom Dia abriu, esta quinta-feira, portas na vila da Benedita, na Avenida Padre Inácio Antunes,...

Coleções da Vista Alegre conquistam prémios internacionais de design

A Vista Alegre, que está a celebrar os 200 anos, tem agora mais motivos para celebrar. Sete coleções...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!