Domingo, Novembro 27, 2022
Domingo, Novembro 27, 2022

Monte de S. Bartolomeu reclassificado como Monumento Natural de Interesse Nacional

Data:

Partilhar artigo:

A Câmara da Nazaré vai iniciar o processo de reclassificação do Monte de S. Bartolomeu como Monumento Natural de interesse nacional, estatuto que perdeu em 2008.

A Câmara da Nazaré vai iniciar o processo de reclassificação do Monte de S. Bartolomeu como Monumento Natural de interesse nacional, estatuto que perdeu em 2008.

O local esteve classificado pelo seu interesse histórico, pelas ligações à lenda da imagem de Nossa Senhora da Nazaré; pelo interesse religioso, constituindo local de romagem e peregrinação; pelo interesse arqueológico, pela provável localização de um castro pré-histórico; e pelo interesse botânico, pelos elementos de vegetação espontânea que o rodeiam.

Região de Cister - Assine Já!

O decreto-lei nº 142/2008, de 24 de julho, que estabelece o regime jurídico da natureza e biodiversidade, revoga o que certificava a classificação do Monte (Decreto-lei nº 178/79, de 2 de maio), “tendo o Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade colocado em discussão pública o processo de reclassificação do Sítio Classificado do Monte de São Bartolomeu na tipologia de Monumento Natural”, em finais de 2010”, explica a autarquia, em comunicado.

Este processo deveria ter sido finalizado até outubro de 2012, com a reclassificação na tipologia de monumento natural. “Uma vez que o prazo de dois anos para reclassificação cessou e este Sítio Classificado acabou por perder a sua classificação, proponho a iniciação do processo de reclassificação do Monte de S. Bartolomeu, como Monumento Natural de interesse nacional”, informou Orlando Rodrigues, vereador com competência delegadas no pelouro do Ambiente, autor da proposta que dá início ao procedimento.

AD Footer

Artigos Relacionados

Hélder Roque assume direção clínica das clínicas do Grupo H Saúde

Hélder Roque é o novo diretor clínico da Clínica das Olhalvas- Leiria, da Policlínica Central da Benedita e...

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou aos palcos três anos depois

Depois de cerca de três anos com a atividade suspensa, a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça voltou...

Degustação de vinhos e sabores locais apreciada por 1 milhar de pessoas no Vimeiro

A “I Degustação de vinhos e sabores da terra”, evento promovido pelo Círculo de Arte, Cultura e Desporto...

Ana Pagará reconduzida como diretora do Mosteiro de Alcobaça

Ana Pagará foi reconduzida no cargo de diretora do Mosteiro de Alcobaça, para uma comissão de serviço de...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!