Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Região tem 17 candidaturas aprovadas às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal

Data:

Partilhar artigo:

A região tem 17 candidaturas aprovadas às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal. Porto de Mós concorre com 14 candidaturas, Nazaré duas e Alcobaça uma.

A região tem 17 candidaturas aprovadas às 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal. Porto de Mós concorre com 14 candidaturas, Nazaré duas e Alcobaça uma.

Porto de Mós viu serem validadas duas candidaturas por cada categoria a concurso. Em Lendas e Mitos, concorre com “A lenda da bilha de S. Jorge” e com “D. Fuas Roupinho – A importância de um herói lendário”. Nas Músicas e Danças, seguem na corrida “As danças de Porto de Mós” e as “Concertinas da Barrenta. “Cantar às almas santas” e “Cantas as janeiras de Mira de Aire” concorrem na categoria de Rituais e Costumes e “Domingo de Ramos” e “Procissão do Senhor dos Passos” na categoria de “Procissões e Romarias”. No Artesanato, o município candidatou  “Faiança do Juncal” e as “Seiras – Juncal: A nossa maravilha artesanal”. Nas Festas e Feiras, Porto de Mós viu aprovadas as candidaturas das “Festa de São Pedro de Porto de Mós” e “Via Sacra”. Nos Artefactos seguem as “Mantas de Mira de Aire” e os “Muros de pedra seca do concelho de Porto de Mós”.

Região de Cister - Assine Já!

A Nazaré apresenta-se a concurso com as “Bonecas com o traje regional da Nazaré” (na categoria de artesanato) e o “Vira da Nazaré” (na categoria de músicas e danças).

Já Alcobaça concorre com a “Padeira de Aljubarrota”, na categoria Lendas e Mitos.

A organização das 7 Maravilhas de Portugal registou 504 candidaturas, dedicado à Cultura Popular, que contou com a participação de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal. Estas candidaturas foram validadas pelo Conselho Científico, que acabou por atribuir os respetivos selos de nomeados a 471.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!