Sexta-feira, Abril 19, 2024
Sexta-feira, Abril 19, 2024

Museu Industrial e Artesanal do Têxtil inaugurado em Mira de Aire

Data:

Partilhar artigo:

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT) em Mira de Aire, inaugurado esta segunda-feira, Dia Internacional dos Museus, nasceu de um sonho antigo de José Paulo Baptista.

O Museu Industrial e Artesanal do Têxtil (MIAT) em Mira de Aire, inaugurado esta segunda-feira, Dia Internacional dos Museus, nasceu de um sonho antigo de José Paulo Baptista.

O empresário do setor do turismo com ligações familiares à indústria têxtil queria recuperar as memórias de um período áureo que esta indústria enfrentou durante décadas naquela freguesia e que entretanto foram esquecidas com o declínio da atividade e o sucessivo fecho de fábricas. Instalado nas antigas instalações da fábrica de tapetes D. Fuas, fundada em 1933, que mais tarde veio a designar-se Tapetes Vitória, o espaço museológico alberga uma coleção de maquinaria e outros equipamentos ligados à indústria que o empresário foi colecionando ao longo dos tempos. 

Região de Cister - Assine já!

“Este espaço vai ser dinamizado para a realização de eventos como lançamentos de livros, exposições temporárias”, adiantou José Paulo Baptista. “Vamos ter visitas sobretudo de escolas e de universidades seniores, aproveitando  o fluxo turístico de Fátima e das grutas”, salientou.

O MIAT, que já criou dois postos de trabalho e que tem um investimento associado de cerca de 700 mil euros, pode ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 18 horas, com um limite de 17 visitantes por enquanto. A entrada tem o valor de 5 euros (3 euros para seniores e estudantes), com direito a uma demonstração ao vivo da confeção de tapetes de Arraiolos.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Cartoon 18-04-2024

A incrível vida (depois da morte) de D. Inês de Castro e a sua pomba Pimba

O que é a liberdade para si?

Vejo muita gente a viver “presa” no que acredita ser uma vida livre. Já se perguntou o que...

“Projeto Água do Oeste” apresentado em Alcobaça

“Projeto Água do Oeste”. É este o nome do workshop que terá a primeira sessão já na próxima...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!