Sábado, Abril 20, 2024
Sábado, Abril 20, 2024

Hospital de Alcobaça assinala 130.º aniversário

Data:

Partilhar artigo:

O Hospital de Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, assinala esta sexta-feira 130 anos de existência.

O Hospital de Bernardino Lopes de Oliveira (HABLO), em Alcobaça, assinala esta sexta-feira 130 anos de existência.

A unidade de saúde, que integra o Centro Hospitalar de Leiria (CHL) desde 2013, “tem tido um excelente posicionamento no contexto deste Centro Hospitalar, garantindo cuidados hospitalares de primeira linha à população dos concelhos de Alcobaça e da Nazaré”, sublinha o presidente do Conselho de Administração do CHL em nota de imprensa.

Região de Cister - Assine já!

Para assinalar o Dia do HABLO, o Conselho de Administração realizará no hospital a sua reunião semanal, que será precedida de uma visita à Consulta Externa, ao serviço de Medicina Física e Reabilitação, às obras em curso para criação da Unidade de Cuidados Paliativos, ao serviço de Imagiologia e ao serviço de Urgência e ainda de um lanche convívio com os profissionais deste Hospital.

“Nesta unidade têm sido prestados cuidados de urgência, internamento, consultas, cirurgias, sessões de Hospital de Dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica, que têm natureza resolutiva ou preparam os doentes para benefício de cuidados mais diferenciados no Hospital de Santo André”, refere Licínio de Carvalho. Ao longo dos anos tem sido possível levar mais especialidades médicas ao HABLO, nomeadamente através da realização de consultas com os especialistas que se deslocam a esta unidade, evitando que os utentes tenham de se deslocar a Leiria.

São vários os investimentos desenvolvidos ou em curso, destacando-se a Unidade de Cuidados Paliativos, “projeto que ficará disponível à população de toda a região que o CHL serve, e não apenas de Alcobaça e Nazaré”, revela Licínio de Carvalho, sublinhando que “neste processo de reabilitação e diferenciação do HABLO, é de registar o apoio da comunidade, representada pela Câmara Municipal de Alcobaça, que tem, inclusivamente, cofinanciado o investimento”.

O Conselho de Administração do CHL informa ainda que nos últimos anos “foram realizados investimentos de cerca de meio milhão de euros”, nomeadamente a remodelação da Casa Mortuária, da cozinha e refeitório, e dos serviços de Medicina e de Urgência, a ampliação da base operacional SIV, a empreitada de pinturas exteriores e execução de drenos e o isolamento da cobertura e substituição da claraboia.

Estão previstas ou em realização, no triénio 2020-2022, entre outras, intervenções no valor previsto de 900 mil euros, nomeadamente na criação da Unidade de Internamento de Cuidados Paliativos, já em curso, e na reabilitação do Serviço de Imagiologia.

O HABLO conta atualmente com 127 colaboradores nas mais variadas categorias profissionais: 45 assistentes operacionais, 12 assistentes técnicos, 55 enfermeiros, um informático, seis médicos (Cirurgia Geral e Medicina Interna), sete técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, e um técnico superior de Serviço Social.

AD Footer

Artigos Relacionados

Homem estátua promove campanha de angariação de fundos para museu internacional

O homem estátua dos Pisões e recordista mundial, António Santos, está a promover uma campanha de angariação de...

Valorlis regista aumento de 4% na reciclagem

A Valorlis registou um aumento de 4% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro,...

Rui Caria mostra as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Estreou ontem, quarta-feira, o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, com o episódio “Mulheres de...

Dez estabelecimentos da região distinguidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024

Cinco alojamentos e cinco restaurantes foram reconhecidos no Guia “Boa Cama Boa Mesa” 2024, publicado na passada sexta-feira...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!