Sábado, Abril 27, 2024
Sábado, Abril 27, 2024

“Muros de pedra seca” são finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

A candidatura, na categoria “Artefactos”, foi a única do concelho de Porto de Mós selecionada para a lista das 140 finalistas regionais. Ficaram de fora da corrrida a “Padeira de Aljubarrota”, no concelho de Alcobaça, as “Bonecas com o traje regional da Nazaré” e o “Vira da Nazaré”, no concelho da Nazaré.

Região de Cister - Assine já!

Os finalistas da região de Leiria foram selecionados a partir de uma lista de 42 tradições que enviaram candidaturas, tendo a seleção sido comunicada este domingo num programa transmitido na RTP1.

A organização do concurso recebeu 504 candidaturas que foram selecionadas para uma lista de 140 finalistas regionais, com 7 patrimónios de cada região.

Os finalistas vão agora competir em 20 finais regionais que correspondem a 20 programas em direto, com transmissão a partir de 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional. Desta ronda de programas serão apurados 20 patrimónios regionais através do voto popular.

Antes da final do concurso, a 5 de setembro, haverá ainda um programa de “repescagem” – que vai recuperar oito dos candidatos já eliminados -, a 16 de agosto, e duas semi-finais nos dias 23 e 30 de agosto.

A organização aproveita ainda a ocasião para lançar a plataforma digital “País das Maravilhas“, que compila os vencedores de todas as edições do concurso 7 Maravilhas, nas diferentes categorias.

AD Footer

Artigos Relacionados

Dois feridos na sequência de uma colisão entre um ligeiro e um motociclo na Benedita

Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um motociclo, ocorrida na tarde desta sexta-feira, dia 26...

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!