Sexta-feira, Dezembro 2, 2022
Sexta-feira, Dezembro 2, 2022

“Muros de pedra seca” são finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

A candidatura, na categoria “Artefactos”, foi a única do concelho de Porto de Mós selecionada para a lista das 140 finalistas regionais. Ficaram de fora da corrrida a “Padeira de Aljubarrota”, no concelho de Alcobaça, as “Bonecas com o traje regional da Nazaré” e o “Vira da Nazaré”, no concelho da Nazaré.

Região de Cister - Assine Já!

Os finalistas da região de Leiria foram selecionados a partir de uma lista de 42 tradições que enviaram candidaturas, tendo a seleção sido comunicada este domingo num programa transmitido na RTP1.

A organização do concurso recebeu 504 candidaturas que foram selecionadas para uma lista de 140 finalistas regionais, com 7 patrimónios de cada região.

Os finalistas vão agora competir em 20 finais regionais que correspondem a 20 programas em direto, com transmissão a partir de 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional. Desta ronda de programas serão apurados 20 patrimónios regionais através do voto popular.

Antes da final do concurso, a 5 de setembro, haverá ainda um programa de “repescagem” – que vai recuperar oito dos candidatos já eliminados -, a 16 de agosto, e duas semi-finais nos dias 23 e 30 de agosto.

A organização aproveita ainda a ocasião para lançar a plataforma digital “País das Maravilhas“, que compila os vencedores de todas as edições do concurso 7 Maravilhas, nas diferentes categorias.

AD Footer

Artigos Relacionados

APFCAN reflorestou 200 hectares desde grande incêndio de 2017

A reflorestação da área florestal que se estende até ao mar nos concelhos de Alcobaça e Nazaré é...

Alunos da Escola D. Pedro I em projeto “Music and Sports” na Turquia

Ângelo Antanoa (9.ºC), Gonçalo Domingues (9.ºB), Simão Dias (9.ºC) e Simão Fernandes (9.ºA) foram os alunos da Escola...

Concerto de Toy levou um milhar de pessoas ao pavilhão dos Bombeiros da Benedita

O pavilhão dos Bombeiros da Benedita engalanou-se, na noite da passada sexta-feira, para receber o concerto de Toy....

HC Turquel aplica goleada e reafirma candidatura à subida de divisão

O HC Turquel goleou na receção ao HC Sintra (6-2), no passado sábado, e reafirmou a sua candidatura...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!