Quarta-feira, Julho 6, 2022
Quarta-feira, Julho 6, 2022

“Muros de pedra seca” são finalistas regionais das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Data:

Partilhar artigo:

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

Os “muros de pedra seca”, de Porto de Mós, são um dos 7 finalistas regionais do distrito de Leiria do concurso 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

A candidatura, na categoria “Artefactos”, foi a única do concelho de Porto de Mós selecionada para a lista das 140 finalistas regionais. Ficaram de fora da corrrida a “Padeira de Aljubarrota”, no concelho de Alcobaça, as “Bonecas com o traje regional da Nazaré” e o “Vira da Nazaré”, no concelho da Nazaré.

Os finalistas da região de Leiria foram selecionados a partir de uma lista de 42 tradições que enviaram candidaturas, tendo a seleção sido comunicada este domingo num programa transmitido na RTP1.

A organização do concurso recebeu 504 candidaturas que foram selecionadas para uma lista de 140 finalistas regionais, com 7 patrimónios de cada região.

Os finalistas vão agora competir em 20 finais regionais que correspondem a 20 programas em direto, com transmissão a partir de 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional. Desta ronda de programas serão apurados 20 patrimónios regionais através do voto popular.

Antes da final do concurso, a 5 de setembro, haverá ainda um programa de “repescagem” – que vai recuperar oito dos candidatos já eliminados -, a 16 de agosto, e duas semi-finais nos dias 23 e 30 de agosto.

A organização aproveita ainda a ocasião para lançar a plataforma digital “País das Maravilhas“, que compila os vencedores de todas as edições do concurso 7 Maravilhas, nas diferentes categorias.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Futebol: Ginásio fica pelas meias-finais no Inatel

O Ginásio caiu nas meias-finais do taça nacional da Fundação Inatel. Os azuis soçobraram na deslocação ao reduto...

Colisão entre motociclo e veículo ligeiro provoca um morto na Nazaré

Um homem, de nacionalidade inglesa, morreu esta segunda-feira na Nazaré, na sequência de uma colisão entre um motociclo...

Uma “tasca” em alta rotação movida a gasolina e… caracol

Costuma dizer-se que quem anda à velocidade do caracol não chega propriamente rápido ao destino. Mas, por paradoxal...

Jovem detido por furto a residência em São Martinho do Porto

Um jovem de 25 anos foi detido, no dia 29 de junho, por furto em interior de residência...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!