Sábado, Março 22, 2025
Sábado, Março 22, 2025

Associações de dadores de sangue alertam para necessidade de dádivas durante época balnear

Data:

Partilhar artigo:

As Associações de Dadores Benévolos de Sangue dos Concelhos de Alcobaça e da Nazaré conseguiram manter o número médio de dádivas durante a pandemia. No entanto, temem que as reservas atinjam valores mínimos durante a época balnear, apelando ao voluntariado dos dadores.

As Associações de Dadores Benévolos de Sangue dos Concelhos de Alcobaça e da Nazaré conseguiram manter o número médio de dádivas durante a pandemia. No entanto, temem que as reservas atinjam valores mínimos durante a época balnear, apelando ao voluntariado dos dadores.

De acordo com o presidente da Associação de Dadores de Sangue de Alcobaça, foi possível manter os níveis de reservas de dádivas de sangue no concelho durante o Estado de Emergência com “ações de recolha pontuais, respeitando todas as medidas de proteção”.

Região de Cister - Assine Já!

“A equipa de profissionais de saúde esteve sempre protegida, assim como os doentes. Antes das colheitas, as temperaturas foram controladas e foram despistados todos os sintomas que pudessem levantar suspeitas”, declara Rui Santos ao REGIÃO DE CISTER.

A Associação de Dadores de Sangue de Alcobaça conseguiu manter, durante o período de confinamento, reserva para dez dias, tendo o empenho sido reconhecido pelo Centro Regional do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). “Fomos parabenizados pelo nosso trabalho e pelo facto de até termos conseguido captar novos dadores, de diferentes idades”, revela.

A realidade foi semelhante na Associação dos Dadores de Valado dos Frades e Nazaré. De acordo com o presidente, apesar de o “receio ter atingido toda a comunidade”, os dadores continuaram a comparecer, garantindo, deste modo, as dádivas.

A associação tinha agendadas recolhas, em autocarros, na praia da Nazaré nos próximos meses de julho e agosto, que entretanto foram canceladas devido à pandemia.

“A época balnear, normalmente, já resulta numa quebra de doações. Este ano, e dada a situação pandémica, a redução de dádivas pode ser ainda maior”, analisa Emídio Silva.

Deste modo, as associações de dadores vão continuar a dinamizar durante a época balnear ações de recolha nos respetivos espaços, com as devidas restrições e as medidas de segurança, com vista a prevenir uma quebra de reservas.

AD Footer

Artigos Relacionados

REGIÃO DE CISTER cria podcast para promover consciência ambiental

https://open.spotify.com/episode/0VO8GdandxERzbR8Xx1ODA?si=749eb195226543fd “O Futuro é Hoje” é o nome do novo podcast do Região de Cister, dedicado à sustentabilidade, natureza...

Filme de juncalense nomeado para os Prémios Sophia 2025

O filme “Por ti, Portugal, eu juro!”, do juncalense Diogo Cardoso e Sofia da Palma Rodrigues, que surgiu...

Atletas dos 10 meses aos 100 anos “palmilharam” freguesia de Évora de Alcobaça

O “Palmilhar a Freguesia” de Évora de Alcobaça, que esgotou as inscrições em nove dias um mês antes...

“Dias +Verdes” trocam papel por plantas no concelho de Alcobaça

Entre hoje e o próximo sábado poderá trocar papel velho por plantas. A campanha de recolha de papel,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!