Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Associações de dadores de sangue alertam para necessidade de dádivas durante época balnear

Data:

Partilhar artigo:

As Associações de Dadores Benévolos de Sangue dos Concelhos de Alcobaça e da Nazaré conseguiram manter o número médio de dádivas durante a pandemia. No entanto, temem que as reservas atinjam valores mínimos durante a época balnear, apelando ao voluntariado dos dadores.

As Associações de Dadores Benévolos de Sangue dos Concelhos de Alcobaça e da Nazaré conseguiram manter o número médio de dádivas durante a pandemia. No entanto, temem que as reservas atinjam valores mínimos durante a época balnear, apelando ao voluntariado dos dadores.

De acordo com o presidente da Associação de Dadores de Sangue de Alcobaça, foi possível manter os níveis de reservas de dádivas de sangue no concelho durante o Estado de Emergência com “ações de recolha pontuais, respeitando todas as medidas de proteção”.

Região de Cister - Assine Já!

“A equipa de profissionais de saúde esteve sempre protegida, assim como os doentes. Antes das colheitas, as temperaturas foram controladas e foram despistados todos os sintomas que pudessem levantar suspeitas”, declara Rui Santos ao REGIÃO DE CISTER.

A Associação de Dadores de Sangue de Alcobaça conseguiu manter, durante o período de confinamento, reserva para dez dias, tendo o empenho sido reconhecido pelo Centro Regional do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST). “Fomos parabenizados pelo nosso trabalho e pelo facto de até termos conseguido captar novos dadores, de diferentes idades”, revela.

A realidade foi semelhante na Associação dos Dadores de Valado dos Frades e Nazaré. De acordo com o presidente, apesar de o “receio ter atingido toda a comunidade”, os dadores continuaram a comparecer, garantindo, deste modo, as dádivas.

A associação tinha agendadas recolhas, em autocarros, na praia da Nazaré nos próximos meses de julho e agosto, que entretanto foram canceladas devido à pandemia.

“A época balnear, normalmente, já resulta numa quebra de doações. Este ano, e dada a situação pandémica, a redução de dádivas pode ser ainda maior”, analisa Emídio Silva.

Deste modo, as associações de dadores vão continuar a dinamizar durante a época balnear ações de recolha nos respetivos espaços, com as devidas restrições e as medidas de segurança, com vista a prevenir uma quebra de reservas.

AD Footer

Artigos Relacionados

Solancis alicerça crescimento com aposta na inovação

A inovação tem sido a chave para o desenvolvimento do negócio da Solancis. A empresa, sediada na Benedita...

Como vivi o 25 de abril de 1974

Lembro-me, quase como se fosse hoje. Depois de uma madrugada não esperada, houve um dia que parecia igual...

Beneditense visita Ansião em duelo de extrema importância na Honra de juniores

A equipa de juniores do Beneditense vai visitar o reduto do Ansião, no próximo dia 4 (15:30 horas),...

Alq. Serra obrigado a fazer melhor do que o Valeo SAD para sonhar com a permanência

Seis temporadas depois, o Alq. Serra pode estar prestes a voltar a disputar o último escalão distrital.Os alqueidoenses...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!