Terça-feira, Agosto 9, 2022
Terça-feira, Agosto 9, 2022

Banda de Alcobaça pretende manter Cistermúsica em 2020

Data:

Partilhar artigo:

A Banda de Alcobaça pretende manter a realização da 28.ª edição do Cistermúsica para o próximo verão, com um ajuste no calendário inicialmente previsto.

A Banda de Alcobaça pretende manter a realização da 28.ª edição do Cistermúsica para o próximo verão, com um ajuste no calendário inicialmente previsto.

Depois de terem sido conhecidas as normas legais e orientações de saúde pública que regulam o setor cultural, a organização do festival considera que “é possível a realização do Cistermúsica, cumprindo escrupulosamente aquelas diretivas, desde logo, porque os concertos serão realizados com plateias sentadas e lugares definidos”.

“É nosso dever transmitir, no atual contexto social, esperança e confiança na retoma da atividade cultural”, refere Rui Morais, presidente da Direção da Banda de Alcobaça. O também diretor geral do Cistermúsica sublinha ainda “o peso deste festival no turismo cultural e o seu impacto económico na região”.

Neste sentido, foi reajustada a proposta de programação do festival, privilegiando-se agora a apresentação de artistas nacionais e agrupamentos de pequena e média dimensão, como recitais a solo, música de câmara e orquestras barrocas.

“A aposta nos artistas nacionais ganha maior relevância perante a ausência de rendimentos de grande parte da classe artística, decorrente do cancelamento das atividades culturais nos últimos meses”, salienta Rui Morais, adiantando que os “grandes concertos”, com lotações superiores a 500 lugares foram adiados para a edição do próximo ano. Entre os quais está o concerto do brasileiro Lenine, cuja tour “Em Trânsito” estava prevista passar por Alcobaça no final deste mês.

O ajuste da programação realizado privilegia o Mosteiro de Alcobaça como palco principal, considerando-se ser “o espaço mais adequado ao cumprimento das regras de saúde pública”, tendo já havido uma primeira reunião de trabalho com a direção do Mosteiro e com a Câmara de Alcobaça, tendo sido apresentado o novo plano. Estão previstas, no entanto, reuniões técnicas mais detalhadas nos próximos dias, a fim de se tomar uma decisão definitiva. Caso haja concordância por parte dos parceiros estratégicos, o Cistermúsica vai decorrer de 10 de julho a 1 ou 2 de agosto e serão apresentados entre 10 a 15 concertos, em vez dos 40 previstos anteriormente.

O Festival de Música de Alcobaça é atualmente um dos maiores e mais conceituados festivais da música erudita do País e conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Cinco feridos após despiste de viatura que causou incêndio rural em Alfeizerão

Cinco pessoas ficaram feridas na sequência de um despiste de uma viatura, na tarde desta sexta-feira, na localidade...

Nazarena Raquel Libório eleita Best Face Teen Mundial 2022

Raquel Libório, natural da Nazaré, foi eleita Best Face Miss Teen Mundial 2022. A distinção da jovem nazarena, de...

Francesinhas à moda do Porto são a mais recente novidade em Turquel

O café/snack-bar “Mira-Serra”, em Turquel, tem um novo “sabor”. Tudo porque, há três meses, o espaço, agora com...

Atelier do Doce remodela casa para criar projeto inovador

A “casa” do Atelier do Doce tem estado em obras. Com a ampliação para mais 1.500 metros quadrados,...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!