Sábado, Agosto 13, 2022
Sábado, Agosto 13, 2022

Covid-19: Confirmados 41 casos devido a surto em lar da Misericórdia de Aljubarrota

Data:

Partilhar artigo:

Já foram revelados os resultados de todos os testes feitos a utentes e funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota. O foco de infeção já resultou em 41 casos confirmados de Covid-19: 29 utentes, dez funcionários e dois familiares dos trabalhadores.

Já foram revelados os resultados de todos os testes feitos a utentes e funcionários do lar da Santa Casa da Misericórdia de Aljubarrota. O foco de infeção já resultou em 41 casos confirmados de Covid-19: 29 utentes, dez funcionários e dois familiares dos trabalhadores.

O balanço foi feito esta quarta-feira de manhã pelo coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, em conferência de imprensa, depois de terem sido conhecidos os últimos resultados dos 100 testes efetuados e que levaram ao encerramento preventivo da creche e jardim-de-infância da instituição.

Também esta quarta-feira “a GNR procedeu à descontaminação de todo o edifício”, mantendo-se “os seis idosos com resultados negativos numa ala isolada” e os 29 positivos “isolados noutra ala”. A maioria dos idosos infetados está assintomática, estando dois utentes internados no Hospital de Leiria.

Jorge Nunes, coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, recordou que “todas as IPSS do concelho de Alcobaça foram testadas há pouco mais de um mês, não se tendo registado nenhum caso positivo nesta instituição”. “Isto quer dizer que a pandemia acarreta riscos de contágio que têm de ser ponderados diariamente. Os organismos com responsabilidades nesta matéria estão a fazer o seu trabalho de forma proativa, mas a prevenção parte também das pessoas e das comunidades. Não podemos entrar em facilitismos sob risco estas situações ocorrerem com maior regularidade e gravidade”, referiu o responsável.

Elisabete Moita, responsável regional da Segurança Social, sublinhou “o trabalho em curso de substituição dos funcionários infetados e de reforço dos recursos humanos da IPSS por forma a criar equipas espelho”. “É importante que a instituição continue a trabalhar com a maior normalidade possível dada a importância do serviço que presta à comunidade”, acrescentou. 

 
AD Footer
spot_img

Artigos Relacionados

Quartel dos Bombeiros de Alcobaça equipado com telhado novo

Prosseguem a bom ritmo as obras de melhoramento do quartel dos Bombeiros de Alcobaça que recebeu, nas últimas...

Futsal: Ribaria volta a disputar a Divisão de Honra

A Ribafria está de regresso à Divisão de Honra distrital na próxima temporada. Os tefes foram convidados a...

Igreja da Cruz da Légua e Moitalina volta a celebrar eucaristia após intervenção

A Igreja da Cruz da Légua e Moitalina voltou a receber a celebração da eucaristia após a conclusão...

Festival do Caracol levou mais de 1.500 pessoas ao quartel dos Bombeiros de São Martinho do Porto

A 9.ª edição do Festival do Caracol, organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Martinho do...

Aceda ao conteúdo premium do Região de Cister!